segunda-feira, 8 de junho de 2020

Você sabe o que é Sicklit?

Você já ouviu falar de sicklit? Já leu algum livro sobre? Há pessoas que questionam abordar por meio da literatura temas tão fortes e polêmicos como esse gênero aborda, mas convenhamos, são temas necessários e que precisam estar em pauta na sociedade.  Na postagem de hoje vocês vão conhecer um pouco desse gênero literário que vem arrancando muitas lágrimas de leitoras como eu.




Na tradução literal,  “sicklit” significa “literatura doente", e nesse sentido podemos definir então esse gênero como histórias que podem chocar, perturbar, incomodar e com certeza, que te farão refletir, pensar. As narrativas são em grande maioria tristes, melancólicas e em muitos casos até depressiva, abordando temas como: depressão, distúrbios alimentares, suicídio, bullying, doenças graves etc.

Esse gênero rompe com o silêncio de muitos assuntos que não são falados e que envolvem crises e questionamentos que os jovens passam durante a adolescência e juventude. Vale salientar a importância de ter livros que retratem sobre esses assuntos, pois é necessário ter um local onde possa se refletir sobre isso e ignorar temas como esses não resolverá os problemas. O importante mesmo é encarar de frente, pensar e dialogar sobre esses assuntos e a literatura propondo um desses espaços para o debate é maravilhoso e muito necessário.

Os livros têm como público alvo jovens e adolescentes e destaco alguns exemplos de livros desse gênero como "Tartarugas até lá embaixo" de John Green; "Extraordinário" de R. J. Palacio; "As Vantagens de ser invisível" de Stephen Chbosky; dentre outros. O que vale destacar é que esse gênero rompe com aquela ideia de que esses problemas "típicos de adolescentes" são "besteiras", pois não, são assuntos sérios e importantes e que merecem nossa atenção e nossa mão amiga, para ajudar esses jovens que passam por isso.


Já leram algo desse gênero? Deixe aqui nos comentários suas indicações. Vejo vocês na próxima postagem.

Bjs





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário