Você já leu algum Romance Dark? Conhece a respeito? Na postagem de hoje do blog eu vou te contar um pouco sobre a origem e definição do Romance Dark, um subgênero que tem dado muito o que falar com histórias polêmicas e com anti-heróis que acabam cativando de certo modo nós leitores. Nesse post também trarei indicações do gênero então venha conferir.
O Romance Dark é um subgênero advindo dos romances eróticos que teve início em meados do século XVIII, tendo o autor Edgar Allan Poe como principal representante do gênero na época. No Brasil, temos por base inicial o autor Álvares de Azevedo, mas é um gênero que tem ganhado bastante visibilidade conforme os anos e muitos autores tem desenvolvido histórias do gênero. O Romance Dark é marcado por histórias com características peculiares e muitas vezes perturbadoras, por meio de temas pesados e com protagonistas que fogem da normalidade. Dentre os principais temas abordados pelo subgênero é comum encontrar enredos que envolvem: sequestro, abuso, vício em drogas, crime e tortura. Em grande maioria a história se passa com uma protagonista que se envolve com personagens de moral duvidosa e se vê em meio a situações perigosas e angustiantes.
Esse personagens com moral duvidosa são conhecidos como anti-heróis e podem ser assassinos, mafiosos....enfim eles basicamente são personagens que não seguem a lei e que criam às próprias regras. É recorrente que esses personagens tenham a aprovação dos leitores por seus atos, na medida em que ao conhecermos a história deles e a luta que enfrentam por uma causa e alinhado ao carisma e humor sombrio que costumam apresentar, em grande maioria acabam mostrando que afinal, não estavam tão errados assim.
É recorrente nesses tipos de livros encontrarmos cenas explícitas de violência, abuso (fisico, psicológico ou sexual) e outras situações consideradas tabus. No Romance Dark não há um limite do que pode ser abordado, portanto se deseja ler algo do tipo prepare-se para histórias intensas e questionáveis, mas que acabam nos fazendo torcer pelos anti-heróis. Dentre as histórias que retratam esse subgênero, temos Depravado, da autora Jaimie Roberts, publicado pela Bezz Editora e a editora bookmarks também lançou recentemente um livro voltado para esse subgênero que estou curiosa para ler chamado Áries da autora Gemma James.
Eu particularmente não procuro ler muito Romance Dark por conta dos temas que muita das vezes são bem pesados, mas têm uns que não tem como não gostar. Em breve vou trazer aqui no blog a resenha de alguns para vocês, mas me conta: você gosta de Romance Dark? Coloque aqui nos comentários suas indicações e não deixe de conferir os outros posts aqui do blog.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário