O livro "Café da manhã dos campeões" foi originalmente publicado em 1973 e republicado em 2019 pela Editora Intrínseca e conta a história de dois protagonistas (Kilgoure Trout e Dwayne Hoover) que vivem bem distantes um do outro, mas que ao se encontrarem suas vidas mudarão para sempre. Além da expectativa ao longo da leitura por esse encontro, ao longo da história o narrador que vai se tornar personagem apresenta sátiras ácidas e algumas até mesmo engraçadas sobre temas tabus dos Estados Unidos dos anos de 1970, como guerra, racismo, sexo, sucesso e política. Venha conferir a resenha completa nesse post.
Número de páginas: 397
Avaliação:🌟🌟🌟🌟 4 de 5
Representando o livro por emoji: 👴👨🚫👀💭💥👴📝🤯👨⚔💥🤔
Gênero: Fantasia / Horror / Ficção Científica
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Em um de seus maiores best-sellers, Vonnegut mantém o estilo ácido e engraçado que o tornou um dos escritores norte-americanos mais importantes do século XX
Neste livro — lançado originalmente em 1973, uma sátira sobre guerra, sexo, racismo, sucesso e política nos Estados Unidos — um dos personagens mais emblemáticos e alter ego de Vonnegut, o autor de livros de ficção científica Kilgore Trout, descobre que Dwayne Hoover, um vendedor de carros americano aparentemente normal, está levando a sua ficção ao pé da letra e perdendo o juízo. Com a ajuda de seus famosos desenhos, Vonnegut conduz o leitor por um texto bem-humorado e crítico da sociedade norte-americana neste clássico moderno que o consagrou como um dos autores mais instigantes do nosso tempo.
De volta ao enredo, Kilgoure Trout é um escritor, só que mal sucedido na medida em que suas histórias não tem o reconhecimento que ele merece e nem o prestígio que esperava como autor. Ele escreveu muitas historias de ficção científica, mas às mesmas acabaram não sendo publicadas em formato de livros e sim em revistas pornográficas (olha o absurdo), daí já dá para perceber um dos motivos do não prestígio do autor. Mas vale destacar que às histórias dele, que são descritas ao longo do livro, embora algumas sejam bem estranhas, são interessantes e o sonho do autor é um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Enquanto Kilgoure vive seu dilema, a história narra também a vida de Dwayne Hoover, um homem rico e dono de uma agência automobilística, mas embora tenha a vida toda "resolvida financeiramente", seu problema estava relacionado ao seu psicológico, pois o mesmo estava a beira da loucura e faltava "uma gota" para leva-lo a total perda da lucidez.
" Tem gente que faz buracos em pessoas famosas para também ficar um pouco famosa. Às vezes as pessoas entram em aviões que deveriam voar para um determinado lugar e se oferecem para fazer buracos no piloto e no copiloto, a menos que eles levem o avião para algum outro lugar."
O livro é sobre o início, meio e fim do encontro desses personagens e o que mudou a partir desse encontro na vida de ambos. Uma das características marcantes desse livro é o fato do autor desenvolver o livro como se fosse para pessoas de outro planeta, dando significações a respeito de itens que para a gente é tão comum e que faz parte de nosso dia a dia. Fora essas significações, o autor também ressignifica ações maldosas dos humanos por meio das sátiras que nos desperta a respeito do quão cruel algumas atitudes são e do quão prejudicial ela é para o outro, para sí mesmo e para a sociedade.
"Depois que entendi o que estava transformando os Estados Unidos numa nação tão perigosa e infeliz, e repleta de gente que não tinha nada a ver com a vida real, resolvi parar de escrever ficção. Agora, eu escreveria sobre a vida. Toda pessoa seria tratada exatamente com a mesma importância que qualquer outra. Todos os fatos também seriam avaliados com pesos iguais. Nada ficaria de fora. Deixei que os outros levem ordem ao caos. Eu queria fazer o contrário: levar o caos à ordem. E acho que foi isso que eu fiz."
Outro ponto marcante para mim primeiro foi a capa que fez total sentido com a história e às folhas do livro, que embora sejam brancas na lateral, dentro são amareladas o que super facilitou a leitura. Sobre o livro de modo geral eu gostei, embora o meio dele tenha sido para mim um pouco difícil de ler, por uma opinião minha e pessoal de não me conectar com os personagens. Mas o final foi satisfatório e deixou alguns pontos em aberto a fim de fazer o leitor refletir sobre o real sentido da vida, questionamento esse que Dwayne estava tentando entender ao longo do livro. Às sátiras propostas pelo autor foram muito inteligentes e ainda hoje conversam com a sociedade atual. Esse é um livro humano, que nos faz pensar sobre os atos da sociedade e nossos atos de cada dia e nos fazem refletir com um olhar mais humano sobre as questões sociais que parece que não conseguimos enxergar (ou fingimos não ver).
Recomendo essa leitura e se você já leu, deixa aqui nos comentários suas impressões. E se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog.
Beijos e amanhã têm post por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário