domingo, 12 de agosto de 2018

Resenha do livro Vidas na noite

Oie gente❤ no post de hoje irei falar dessa Antologia maravilhosa da Aione Simões que estás disponível na Amazon chamada Vidas na noite. Confesso que a Aione surpreendeu a todo mundo quando falou que lançaria esse livro, pois num dia ela falou sobre esse livro e que o iria lançar em breve e em poucas semanas depois já estava disponível para compra (Super amei isso e adorei o fato de ler algo que ela escreveu). Pra quem não conhece ela tem um canal no Youtube chamado Minha vida literária e ele é maravilhoso. 

Enfim, vocês já leram esse livro? Ainda não? Continue lendo esse post que te contarei tudo!


Número de páginas: 71
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ 4 de 5 


O livro é uma Antologia dividida em cinco contos que abordam temas que fazem com que apresentemos empatia pelos personagens, pois são temáticas fortes que nos fazem refletir e perceber que certos tabus sociais podem ser vencidos. Achei interessante cada um dos contos apresentar um gênero literário diferente: teremos: adulto, Mistério/Suspense, erótico e chick list. Parece estranho terem vários estilos literários juntos mas não se engane, a autora soube explorar cada um deles e seus contos ficaram de forma leve e bem envolvente. O legal também é que todos eles apresentam a ambientação em um bar e veremos o ponto de vista de várias pessoas que frequentam ou trabalham nesse estabelecimento e que relatam suas vidas, com percalços e vitórias, medos e decepções. 

"Já disse que a vida, de vez em quando, pode ser uma grande surpresa?"

O primeiro conto é titulado como "Pesos e Medidas" e foi um dos meus preferidos. Nesse conto teremos um aniversário da protagonista Gabi que ocorrerá num bar cheio de "amigos". Entretanto, mesmo todos em ritmo de festa, a personagem principal se encontra triste por conta de não gostar de seu corpo por não ser "o padrão" (inexistente). Enfim esse conto foi bem interessante pois mostra esse lado da personagem de se aceitar do jeito que é e isso que é o importante, nos amarmos e não tentarmos mudar por conta de padrões que se alteram a todo o momento. 

Os dois próximos contos: "habitantes do 9°andar" e "em gatilho" abordam sobre relacionamentos abusivos e o legal da autora foi mostrar que eles podem sim serem superados, em que ao invés de passar por longos anos de sofrimento, tendo que  "aguentar" um relacionamento tóxico, deve-se pensar o contrário, pois há uma saída! Desses dois contos que retratam essa temática, gostei mas do segundo "em gatilho" que apresenta mais a pegada de mistério/ suspense. Nesse conto vemos uma personagem que sente medo do homem com que relacionou e mesmo distante dele, ela teme que ele volte e a prenda novamente num relacionamento em que a última palavra era dada por ele. Esse conto foi bem interessante, devido ao fato de acompanhar a superação dessa personagem e fiquei com um gostinho de "quero mais".

Com relação ao outro conto "habitantes do 9° andar" eu já não gostei tanto quanto o primeiro, apesar de também retratar sobre essa temática, achei que esse conto ficou um pouco confuso e terminou de maneira muito rápida, não que conto não acabe rápido pois acaba, mais achei que essa história acabou rápido demais e tive a sensação que não deu para curtir muito a história. 


O quarto conto foi o "domado descontrole" e esse conto é o mais pro lado erótico e achei 
interessante por mostrar que num amor há respeito, há entrega e rompeu com esse tabu de que em bar só vão pessoas que estão "na fossa". O quinto e ultimo conto ( :/ )  foi "o começo de tudo" e achei o mais fofo e realmente combinou para ser o desfecho do livro, igual a cereja no topo do bolo, esse conto caiu como uma luva para fechar com chave de ouro os contos do livro. Nesse a personagem trabalha no bar e relata como que ela viu o primeiro conto (que é o da Gabi ) e logo após, conta como ela deu uma segunda chance ao amor. Pois amar é isso, é reconhecer nossos erros, pedir perdão quando erramos, aceitar o outro da sua maneira e respeitar o outro nas suas limitações. E durante o livro a Aione vai mostrando isso, essas relações, os percalços e a alegria que um amor pode proporcionar, tanto o amor de casal, como e principalmente o amor próprio, já que quando nos amamos pensamos no que será o melhor para nós também. 



"Você merece alguém que te ame, que te queira por quem você é, e não para te fazer de curativo."


Falando sobre os pontos negativos, só não gostei muito da forma como os contos terminaram, mediante ao fato de ter conto que acabou muito "rápido". Outra coisa é com relação as características de alguns personagens que achei que deveria ser mais trabalhada, pois conforme eu ia lendo, achei que tinham personagens que não apresentava muita emoção, estavam "no automático" e alguns poderiam ter tido mais iniciativa.


Mas fora isso tenho que bater palmas de pé para essa escritora maravilhosa. A Aione encanta com suas palavras e os temas que são discutidos nessa antologia são temas que precisam ser debatidos e pensados por todos nós. Pois nossa realidade não é fácil, terão dias difíceis e dias felizes e  basta nos momentos felizes aproveitar e nos tristes pegar esse limão que azeda essa fase e fazer uma limonada. Vai ser fácil? Não! Mas sabe o que é interessante? É que no final você irá olhar para trás e dizer: eu venci!


Voltando a falar do conto, só acho que poderia ter mais páginas pois a escrita da Aione é maravilhosa💗


E ai gente, pra quem já leu, o que achou? Me mande aqui nos comentários ou no twitter. E se você ainda não leu, não perde tempo e corre pra Amazon para garantir o seu. O preço está super baratinho.


Não esqueçam de me seguir lá no Twitter, sempre estou postando novidades sobre escritoras, editoras e sobre o blog.

Se está gostando, indique esse blog para seus amigos e parentes❤


Até o próximo post






4 comentários:

  1. Muito obrigada pelo apoio e pela resenha, Erika! Muito feliz que você tenha curtido a leitura ♥️
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, fico tão feliz por você ter vindo fazer uma visita no blog. E te agradeço por nos proporcionar essa livro maravilhoso.
      Bjs

      Excluir
  2. Eu ainda estou lendo esse livro e estou amando!

    ResponderExcluir