domingo, 1 de setembro de 2019

Resenha do livro A cinco passos de você

Passos são definidos conforme nossas decisões de seguir em frente ou ficar estagnado no percurso. Uns irão lutar para se manter vivos, na esperança de ter pelo menos um dia a mais de vida, outras colocarão tudo a perder. Há pessoas que gostariam de estar agora respirando o mesmo ar que eu e você respiramos sem esforço, agradecendo pelo milagre desse ato sem o auxílio de aparelhos. São vidas que dia a dia lutam nos hospitais pelo mundo à fora para acordar mais um dia, numa luta diária, num passo de cada vez para viver e aproveitar seus únicos e poucos melhores momentos de viver. Esse foi um dos livros mais intensos que já li, uma história que me impactou e me fez enxergar um mundo que não conhecia e que poucas pessoas enxergam, um livro que recomendo e que com certeza tocará seu coração de algum modo. A resenha de hoje é sobre o livro A cinco passos de você, da autora Rachael Lippincott, tendo sido traduzido por Amanda Moura e como contribuintes dessa linda história temos Mikki Daughtry e Tobias Iaconis.




Número de Páginas: 288
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:🏥👩👣👣👣👣👣🧑❤💌🎨🖼🎥💊🚫⚰😿😭😭😍❤
Onde comprar: Amazon, AmericanasSubmarino


-👣👣👣👣👣-

Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?

-👣👣👣👣👣-



Você seria capaz de amar uma pessoa que não pode tocar? 

Stella Grant é uma jovem cheia de sonhos e espectativas, mesmo que seu tempo de vida seja limitado pela fibrose cística, uma doença que ainda não tem cura, só tratamento. Deste modo, tendo o apoio dos seus pais e amigas, Stella está em tratamento no hostpital, mantendo uma rotina toda regrada, com certas restrições como evitar aproximações com pessoas que apresentam a mesma doença que ela ou doenças que agravem seu caso. Pelos seus pais, que não suportariam ver a filha morta, a jovem se mantém forte e focada em todo o tratamento e com o pouco tempo que tem, tenta mudar o mundo e ajudar às pessoas. Para isso, ela por meio do youtube, motiva a outras pessoas na mesma situação que ela a lutarem pela vida, mostrando passo a passo de tudo o que têm vivido no hospital. Além do youtube, nossa protagonista criou também um aplicativo para ajudar outros pacientes à não se esquecerem da medicação (é ou não é uma jovem de ouro?). Quem olha pensa que apenas à doença é seu obstáculo, mas não, Stella não teve uma vida fácil, poís além dela perder toda a diversão que sua juventude poderia proporcionar e enfrentar a luta pela sobrevivência, ela enfrenta a dor da separação de seus pais e a perda de uma pessoa muito especial e cheia de vida que ela admirava. 


Para contextualizar
A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo. (Fonte)


Uma jovem que cativou a todos do hospital com sua generosidade, Stella além do apoio externo, apresenta um apoio interno tanto pelos enfermeiros e médicos, quanto pelo melhor amigo, também paciente e que apresenta a mesma doença que ela conhecido por Poe. Nessa amizade encantadora, ambos compartilham e dividem momentos felizes e dilemas familiares e pessoais e já viveram mesmo sem poder se tocar, grandes aventuras naquele hospital. Entretanto, a vida inclusive da Stella mudará com a chegada de um novo paciente ao hispital, mais especificamente ao quarto 315, um rapaz que a chamará a atenção por sua ousadia e irresponsabilidade pela própria vida, Will Newman. O rapaz não acredita mais em nenhum tratamento e tudo o que deseja é tomar as rédeas da sua própria vida e aproveitar ao máximo os últimos dias que ainda têm, todavia, sua mãe não desiste do filho e o enpurra para vários hospitais diferentes na esperança de acharem a cura e melhorar o quadro de saúde do filho.


"Paro a uma distância segura dela e acompanho seus olhos até o bebê, mais tubos e fios do que membros. Vejo o peito pequenino lutando para subir e descer, para  continuar respirando. Sinto meus próprios batimentos no meu peito, meus pulmões fracos tentando se encher de ar depois da minha corrida pelo hospital.
— Ela está lutando pela vida —Stella finalmente diz, nossos olhares se encontrando pelo reflexo do vidro. — Ela não sabe o que a espera pela  frente, nem pelo que está lutando. É só... instinto, Will. Seu instinto é lutar. Viver. Instinto.
Perdi esse instinto faz tempo. Talvez tenha sido no meu quinquagésimo hospital, em Berlim. Ou talvez há oito meses,  quando contraí B. cepacia e meu nome foi riscado da fila do transplante. Muitas possibilidades."

Will apresenta um caso mais grave do que Stella, com B. cepacia suas chances de vida são ainda menores e seus tratamentos quase nunca fazem efeito e mediante a isso ele estava prestes a desistir de tudo. Mas Stella não aguentando ver aquela situação decidiu por sua vida em risco para ajudar aquela vida a perceber que precisava se tratar, precisava perceber que a vida pode ser mais do que aquilo e propôs um acordo para ele que brevemente aceitou seus termos e impôs um também.

"Se a Stella está tentando me salvar também,  ela não deve me odiar tanto assim, certo?"

Conforme o tempo vai passando a química entre esses dois floresce e mesmo com a distância, é perceptível o quanto o Will se transformou pelos conselhos dela e quanto ele mudou e enfim percebeu o seu valor. De tal modo também é perceptível o quanto Stella amadureceu e encarou todos esses problemas de frente (claro apresentando certas atitudes imaturas, mas claramente consciente). É lindo e ao mesmo tempo triste de ver que duas pessoas que se amam estão lutando pela vida e não podem jamais se tocar. É emocionante e trágico ao mesmo tempo.

"Ao longo dos anos, já estive no telhado de vários hospitais. Observei o mundo lá embaixo e experimentei a mesma sensação em todos eles, desejando caminhar pelas ruas, mergulhar no oceano ou viver a vida como nunca pude. Desejando algo que nunca poderei ter. Mas agora o que eu mais quero não está lá fora. Está bem aqui, a poucos metros de mim, perto o suficiente para eu tocar. Mas não posso. Nunca pensei que poderia desejar tanto uma coisa a ponto  de irradiar para os braços, pernas e em cada respiração."


Uma história que retratou fatos, não romantizando a doença ou colocando soluções impossíveis.  Não espere por contos de fadas, esse livro retrata a realidade e teremos muitos momentos de pura emoção então já prepare os lencinhos. Um livro que falará sobre a vida, sobre o quanto ela é importante, retratando um tema que não é muito comentado, mas que afeta a muitas pessoas, que dia a dia lutam e sofrem, persistem e batalham, prosseguem nas lágrimas e nos sorrisos pelo ato de viver. A vida vale a pena, lute e não desista! Você é importante. 

"A única coisa pior do que não poder ficar com ela ou perto dela seria viver num mundo sem ela."


O final para mim não foi tão previsível assim não, esperava por certas coisas que não aconteceram e me surpreendi por certas cenas retratadas. Chorei bastante ( claro kk), mas valeu super a pena ler cada página. Se ainda não leu, não perca tempo e adquira o seu. Se já leu, me conta aqui nos comentários o que achou desse livro, suas impressões, sentimentos, TUDO, menos spoiler é claro.

Abaixo deixarei para vocês o trailer do filme desse livro que é o livro do filme kk❤





Espero que tenham gostado, logo no começo da postagem deixei o link de compra do livro. Lembrando que comprando por esse link você ajuda o blog a crescer mais e mais💖 Se desejarem, deixe seu comentário sobre essa leitura, amarei saber o que acharam.

Beijos 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário