A vida é incerta, ela nos leva a lugares inimagináveis e a situações imprevistas. Nem sempre conseguimos manter o controle dela, muito menos prever nossos futuros passos e por mais que planejamos, sempre algo saí do lugar ou de ordem. Na resenha de hoje, o livro As Listas da Babi, da autora Jess Bidoia abordará esse tema e mostrará o quão belo a vida pode ser quando se desacelera e a deixa te surpreender.
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji: 👩👱♂️💍💔😭🚌💥🏞👀🙎♂️🙅♀️🙅♂️❤💥👱♀️📝🍃
Gênero: Romance Contemporâneo
Onde comprar: Amazon
📝📝
Sinopse: Barbara Pimentel é uma mulher apaixonada por literatura. Este foi o motivo de ter estudado Letras e se tornado uma professora querida por seus alunos. Foi por causa dessa paixão que, aos 13 anos, leu um livro chamado A MINHA VIDA EM UMA LISTA em que a personagem tem uma lista de coisas a fazer antes de morrer. Desde então, Babi, como é carinhosamente chamada, tem um cronograma a seguir. Entre outras metas, e intermináveis listas, ela precisa se casar aos 30 anos. No entanto, faltam apenas duas semanas para a grande comemoração, e seu namorado, Flávio, ainda não deu pistas sobre o pedido. Sendo uma mulher independente, ela mesma resolve surpreendê-lo. O inesperado acontece: Flávio diz não. Agora, pela primeira vez na vida, a doce Babi se vê perdida, sem saber qual será o seu próximo passo.
Será que ela saberá viver sem as suas listas, ou terá que pensar em uma saída rápida para cumprir suas antigas metas?
📝📝
Barbara (Babi), desde os 13 anos faz lista para tudo, no intuito de programar aquilo que planeja fazer até certa idade. Não que às listas sejam ruins, pois são ótimas e é até maravilhoso nos mantermos organizados, entretanto para Babi aquilo tinha passado do limite, fazendo ela sofrer com uma meta não cumprida. E essa meta era de se casar até os 30 anos com o amor da sua vida. Para Babi, essa meta seria cumprida, pois acreditava que Flávio era seu grande amor e quando estava perto dos 30, decidiu conversar com ele sobre a possibilidade de se casar, o que para ela seria como uma conversa para acertar os detalhes do casamento. Entretanto Flávio não estava na mesma sintonia que ela e ao invés de acertar os preparativos, ele terminou de vez, a deixando muito triste e envergonhada.
"Minha vida sempre foi cronometrada. Sempre. Não saio de casa sem uma lista diária de coisas a serem feitas. Essa, sim, pode sofrer alterações, pois imprevistos acontecem todos os dias. Porém, a lista da minha vida, sempre foi seguida à risca. Como pude ser tão burra e ter escolhido o homem errado ?"
Arrasada pelo fim do relacionamento, ela ficou por dias no quarto triste, mas na esperança dele mudar de ideia e reatar o compromisso. Mas não aconteceu, e seu irmão Heitor e sua amiga Elisabeth estavam preocupado com ela, pois ela precisava reagir. Pensando nisso, Heitor pensou em um desafio para ela: viajar para um congresso de literatura (que ela ama) e nesse período tentar viver de forma diferente, ou seja, sem programar seus passos e sem criar suas listas diárias.
"Será mesmo? Prove que você consegue viver sem anotar cada passo dado. Deixe a imprevisibilidade te guiar. Planejar não faz mal, o que faz mal é o seu excesso de controle por aquilo que não pode ser controlado. O destino é um deles."
Decidida a dar a volta por cima e em busca de sair um pouco daquela atmosfera pesada, Babi aceita a proposta e viaja para o tal congresso. Entretanto, nesse percurso o ônibus quebra e ela terá que dormir por uma noite uma cidade pequena chamada Morada do Sol. O que era para ser um dia, se torna um mês e nessa cidade ela além de se descobrir, fará amizades e conhecerá um tal de Danilo que fará de tudo para a irritar (num estilo cão e gato que particularmente adoro).
"Nunca aceite que os outros te digam que você não pode fazer algo. Acredite, na vida só não fazemos o que não queremos. Se você tem um sonho, lute por ele, pode ser difícil, demorar, mas um dia, ele se realiza. Então , o sabor da vitória será ainda melhor, pois, você conseguiu por mérito próprio."
Babi passou por um momento difícil, a perda de um relacionamento não é fácil, mas ela compreendeu que estava vivendo uma vida monótona e que no fundo estava a fazendo mal. Ao se descobrir ela percebeu que podia ser capaz de muito mais do que esperava e que o amor que ela tanto sofreu pelo término, não era real, não valia a pena. Um livro que nos instiga a olhar para dentro de nós mesmos e sempre buscarmos o autoconhecer. Um enredo que brilhantemente falou ao meu coração sobre a importância das pequenas coisas da vida. Uma leitura maravilhosa e que vale a pena conhecer.
Se for comprar esse livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor de sua compra, você ainda ajuda o blog.
Já tiveram contato com esse livro? Me conta aqui nos comentários suas impressões ❤
Bjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário