sábado, 16 de novembro de 2019

Resenha do livro O Jogo do Enganador


Analisar os fatos pode ser uma tarefa árdua, ainda mais quando o culpado oculta a verdade e destrói as evidências. Mas, nesse caso, um jornalista e um detetive não desistiram e foram atrás do caso, mesmo com risco bem alto de morte. Na resenha de hoje apresento o livro O Jogo do Enganador, do autor Danilo Queiroz, um livro envolvente, com muitos mistérios e com um final chocante.




Número de páginas: 227
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji: 👨‍💻🔍📰🔗🚔⚰⚰⚰⚰🤦‍♂️✋👱‍♂️🔍⚰👲🧔🏤😱
Gênero: ficção policial
Onde comprar: Amazon

📰🔍

Sinopse: Um caso de Daniel Meirelles... Para o jornalista Daniel Meirelles, uma investigação era encerrada com a prisão dos acusados e com a sentença sendo emitida. Mas, isso era apenas o que ele pensava.
Buscando o fim da corrupção que assola a cidade de Ribeirão Freire por anos, Daniel acaba descobrindo um esquema muito maior, secreto e que possui relação com um assassinato ocorrido na região há 20 anos.
Tudo sai de controle, e Daniel precisará ser rápido o suficiente para descobrir quem está eliminando todas as peças essenciais para a solução do crime. Quem é o enganador que se esconde por trás de uma combinação das letras IB?
Neste jogo, o seu oponente não tem rosto...

📰🔍


"IB parecia uma espécie de ceifador, arrancando o trigo da plantação sem dó, estando maduro ou ainda muito novo."

Daniel Meireles é jornalista da Gazeta de Ribeirão, um jornal popular em Ribeirão Freire. E ele estava em busca de respostas sobre o prefeito da cidade, Luiz Barros, que era acusado de desviar dinheiro. Enfim ele conseguiu comprovar esse fato e a polícia prendeu o prefeito, entretanto, o que para ele era apenas o fim de um caso que renderia notícia ao jornal, se tornou num emaranhado de outros acontecimentos fatais. O começo do maior mistério da cidade se inicia quando Daniel percebe que os capangas do prefeito foram brutalmente assassinados por outros homens que ele desconhecia e que deixou no bolso de um dos mortos um pedaço de papel com a sigla IB. Isso provocou em Daniel uma curiosidade incessante por descobrir quem era esse tal de IB e essa curiosidade o envolverá cada vez mais nesse caso.

"Afinal, o que diabos seria “IB”? Instituto de Beleza? Muito patético. Indústria Bélica? Muito distante. Não fazia a menor ideia. E também não fazia a menor ideia de como aquilo teria relação com os três caras que vieram do Poderoso Chefão diretamente para descarregar uma bala de cada arma na testa de suas vítimas."


Tudo o que podia levantar pistas o IB ia lá e matava. Todos que Daniel interrogava sobre o IB e que tinham alguma pista sobre essa pessoa sórdida, morria. E vendo todo o estrago que a cidade estava passando, mesmo Daniel sendo um bom repórter, ele decidiu investigar mais a fundo sobre isso e iria até o fim, mesmo que o fim seja o seu fim.


"A partir daquele instante, aquilo se tornava pessoal. Meirelles não mediria esforços para ver cada indivíduo pagar por seus pecados, nem que, para isso, fosse preciso atirá-los ao inferno."

Seu amigo Max, detetive da polícia que foi afastado por uma razão que não darei spoiler, irá ajudá-lo movido pela força do ódio rumo a descobrir a identidade do IB. Todavia, parece que o IB sempre está sempre à frente e não será fácil desvendar seu paradeiro e sua identidade.

"Mais uma vez, o tal IB atacava e, naquele momento, a peça principal do quebra-cabeça. Tratava-se de um jogo mental sádico, no qual ele estava ganhando do jornalista e da polícia de lavada. A situação estava mais crítica do que nunca."

Um livro que falou muito ao meu coração sobre o quanto uma pessoa é capaz de fingir ser o que não é, enganando a todos e a ela mesma, usando uma máscara social que a destrói sem perceber. Essa história é verdadeiramente espetacular e a reviravolta do final para mim foi a mais chocante. Sério! Esse IB não brinca em serviço e a revelação me deixou de queixo caído. Gostei bastante do enredo que me deixou bem envolvida até o final. A história é rapidinha de ler e super envolvente. Tiveram alguns acontecimentos que achei irreal, mas nada que atrapalhe a leitura. Vale super a pena conhecer e faça uma aposta consigo mesmo (a), analise os fatos e tente ver se você ao final do livro, conseguiu acertar quem era o IB. Digo por mim, eu tentei e me surpreendi.

"A pergunta correta não é quem sou, bambina – irrompeu a voz metálica no recinto. — Acho que a questão correta é o que eu sou. Sou a destruição, sou a vingança, sou a brisa que corre por baixo da sua asa antes de pular de um precipício. Sou a voz que lhe sugere fazer algo por impulso e, dias depois, bate à sua porta para entregar as consequências. Sou o cobrador engravatados dos seus pesadelos. Sou quem tira sua tranquilidade e sua paz, em troca do tormento que provocou a tantos outros. Sou o anti-herói. Sou o mal necessário. Sou o infinito."

Convido você a ler esse livro e depois me dizer aqui nos comentários suas impressões. Lembrando que se for comprar o livro, compre pelo meu link, pois você estará ajudando o blog e ainda não terá nenhum aumento no preço do produto.

Beijos e até a próxima 

Um comentário:

  1. amei o review, juro

    eu estava meio desmotivado com a escrita num âmbito geral, e ver alguém reagindo assim a algo que eu escrevi é realmente revigorante

    muito obrigado
    e obrigado por ter gostado

    ResponderExcluir