A História da humanidade é fascinante e ela retratada na literatura é mais ainda. Nesse livro veremos a história da "Idade das Trevas" na visão de dois protagonistas, Nuno e Ias, que escreveram uma espécie de diário retratando suas vidas e aprendizados num período tão difícil e duro. Uma história que retrata o passado por meio da fantasia e nos faz mergulhar nesse período sombrio e cruel. Vem conferir a resenha de hoje no blog.
Número de páginas: 76
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:👨😭😭⚔☠ 💸👀👩 🤝❌💥🍺😖☠💥📚
Gênero: Aventura Medieval / Fantasia
Onde Comprar: Amazon, Livraria Sinna
Sinopse: Nuno procura uma razão para sua vida. Em meio a guerras e julgamentos, ele descobre o absurdo de sua existência e sua falta de sentido, mas, por obra do acaso, acaba encontrando uma menina que se tornaria sua filha adotiva. Nuno deve lidar com os seus crimes cometidos no passado, o suicídio de seu melhor amigo, o mundo ocidental que despreza o saber e o do médio oriente que floresce.Nuno e sua filha devem sobreviver na Idade das Trevas.
A história se inicia em 1138 contada pelo ponto de vista de Nuno Sanches Barbosa, um homem que desde muito novo enfrentou muitas adversidades em sua vida, num período onde as coisas eram bem mais difíceis do que o de agora. Um homem marcado pela dor e pela traição, que viveu, lutou, foi vendido por escravo duas vezes e que sofreu muito. Um homem que ao longo da sua história enfrentou encontros e desencontros, retratando suas qualidades e defeitos.Um homem que se rendeu ao vício mas que reconhecia sua humanidade e que mesmo com tantos erros, soube o momento certo de agir em determinadas situações.
"Eu, assim como todos os homens que vivem ambiciosamente por um renomado amanhã, quero que se lembrem de mim (minha existência é inútil! Mas, entre muitas aspas, eu desejo ocupar o tempo de algum leitor interessado na história do hoje, amanhã)"
Vemos claramente ao longo da história duas versões de Nuno, o antes de conhecer Ias e o depois de a conhecer. Mas, se engana quem pensa que Ias seria uma possível mulher dele ou amante, e esse é um fato que eu particularmente achei fascinante da história, pois Nuno num dia qualquer em que sua vida estava de cabeça para baixo, conheceu uma menina, tão indefesa e que estava faminta e que num ato de desespero lhe roubou, mas que naquele dia ele decidiu que ela merecia uma família, e ele cuidaria dela como se fosse um pai. Dessa parte em diante para mim foi a mais marcante, pois vemos um novo Nuno, um personagem que se preocupa com Ias, uma menina que mesmo por apresentar pouca idade também sofreu horrores em sua família e fugiu com sua mãe do local em que moravam. Todavia sua mãe não conseguiu viver e ela sozinha, teve que lutar pelo seu sustento, lutar pela vida, até conhecer Nuno.
"Então conheci Ias e de repente minha vida tinha um significado, um motivo para acordar e fazer um hoje melhor do que o ontem, porque agora Ias dependia de mim e eu tinha que ser o exemplo."
Esse encontro promete um desencontro e Nuno e Ias se afastarão um do outro por meio de uma adversidade e ambos tentarão se encontrar, mas vale destacar também novamente a mudança de Nuno, que passou por coisas muito cruéis após o desencontro com Ias e se rendeu a certos vícios. Esse livro além de proporcionar uma leitura rapidinha de ler é maravilhoso. O autor soube muito bem apresentar os fatos e relatar duas histórias (a do Nuno e a da Ias) de modo incrível e envolvente. O final não foi algo que eu esperava, mas foi digno e até mesmo belo. Um livro que te fará repensar sobre práticas, costumes, estilos de vida e sobre a dor de modo geral, uma história que retrata as guerras e o poder da igreja naquele período e que me deixou com aquele gostinho de quero mais.E a capa desse livro é maravilhosa e o livro se encontra no dia dessa postagem, em pré venda então aproveitem.
Recomendo a todos a leitura e depois vem me contar nos comentários suas impressões.
Beijos e até o próximo post
Nenhum comentário:
Postar um comentário