O livro Perdida da Carina Rissi é um dos livros que mais gosto da autora. Esse foi o meu primeiro contato com os livros da Carina e foi impossível não se apaixonar e envolver pelos personagens. Embora seja uma história de viagem no tempo, esse livro cativa e traz muitas reflexões importantes que não dariam para falar em apenas uma postagem❤ Pensando no lançamento do filme (Carina já confirmou que Perdida vai virar filme, não se sabe quando, mas vai virar🎉) nesse post trago para vocês alguns detalhes do livro sem spoiler para você que deseja iniciar essa leitura e conhecer melhor todo o enredo da história.
O livro Perdida, é o primeiro livro da série (link do livro para compra) que conta a história de Sofia Alonso, uma mulher totalmente dependente da tecnologia e que num dia de azar, acaba deixando seu celular cair no vaso (Eu ficaria desesperada com isso, quem nunca certo?). Decidida a comprar um novo celular, ela encontra uma loja com uma vendedora bem sinistra que vende a ela um celular moderno, barato e muito especial. Com esse celular, Sofia acaba tendo a maior aventura de sua vida, viajando de 2010 para 1830. Destaco agora para vocês, algumas informações importantes sobre esse livro incrível.
1 - As duas linhas temporais do livro
O livro se passa no Brasil em dois períodos: No começo, vemos a história de Sofia no ano de 2010, em seu trabalho e vivendo sua vida não tão bem vivida assim. Sofia trabalha demais e com isso outras áreas como a amorosa acabaram ficando de lado. E a autora frisa muito o desejo dela pelas tecnologias, como se sem elas ela não fosse capaz de nada, o que passa a mudar com a aventura dela no passado.
O outro momento da história se passa em 1830, quando Sofia por meio do seu celular viaja para a mesma cidade em que vive só que no passado. Outro ponto interessante abordado nessa viajem no tempo foi o de Sofia admirar o ambiente sem a poluição sonora e ambiental que ela estava acostumada no futuro.
2- As atitudes de Sofia
Mesmo com a viajem no tempo, Sofia não deixou de ser ela mesma no século XIX, o que deixou todos daquele tempo bem instigados com ela. Algumas coisas foram marcantes nessas atitudes dela: (1) Sofia desde o começo da história deixa claro o seu desejo pela leitura, em especial a de Romance de Época, e mesmo com essa pequena bagagem cultural, no século XIX, Sofia ficou sem saber como se comportar e decidiu ao invés de imitar aquilo tudo, ser ela mesma.
Até porque o desejo dela era voltar para casa!
(2) Naquele novo espaço, Sofia decidiu que manteria todos os cuidados que ela mantinha com ela mesma no século XXI. E algo marcante no livro e que se associa a Sofia são seus cremes de cabelo. Sofia frisa desde o começo que seu cabelo não é comportado, pelo contrario, tem vida própria (toca aqui Sofia ✋) e para dar um jeito no cabelo, ela mistura alguns ingredientes naturais e cria o seu próprio creme de cabelo.
(3) Sofia fez de tudo para ajudar Elisa, a irmã de Ian Clarke (❤ ). Como assim? Bem no século XIX, as mulheres não tinham muito conhecimento sobre relacionamento pôs casamento e Sofia, resolveu enquanto estivesse ali, ajudar a pobre menina que não tinha com quem conversar sobre isso a clarear seus pensamentos, sem Ian saber é claro.
(4) Algo marcante ever em Sofia é sua vestimenta e além dela não usar a gaiola tão comum nos vestidos de época, ela usava os tênis All Star que veio com ela do futuro em tudo. E todos se espantavam com aquele sapato desconhecido.
(5) Sofia sabia de onde veio e era humilde sabe, sempre tentava ajudar os empregados da casa de Ian. Devo citar aqui que Carina Rissi deixou claro nas notas finais do livro que não fez em perdida situações relacionadas a escravidão, pois foi um período muito triste da história da humanidade e ela decidiu apagar isso do livro.
3- A família de Ian Clarke
Os pais de Ian Clarke morreram quase que seguidamente e ele desde novo, ficou com a responsabilidade por Elisa. Quando Sofia se instala na propriedade dele devido a generosidade do Ian em cuidar de uma moça que possivelmente para ele "foi assaltada", Sofia percebe o quão sobrecarregado ele está e de que ele precisa se casar em breve.
"-Você também é muito estranho sabia?- Ainda mais para quem só tinha vinte e um. Ian parecia mais velho. Não apenas na aparência, mas pelo modo de falar também."
Ian tem um coração enorme e uma alma muito boa e todos da cidade tem apreço por ele e por sua irmã. Ele além de cuidar da propriedade, cria e vende cavalos, uma tarefa que lhe rouba muito tempo. Mas, mesmo com toda essa carga, Ian tenta ao máximo estar ajudando as pessoas e participar da vida da irmã. Sua preocupação e cuidado com as pessoas próximas a ele cativa.
"-Planeja me contar sobre esse lugar, senhorita Sofia? Estou realmente curioso. Deve ficar muito distante daqui, pois nunca ouvi falar de um lugar onde as mulheres usam roupas....pequenas e apertadas, ou dos tênis.- Os olhos, cravados nos meus, me compeliam a falar. E, por alguma razão que eu não entendia, eu queria contar a ele."
4 - A vendedora
O que causou em Sofia toda essa confusão de viagem no tempo foi uma vendedora muito estranha que esconde um segredo de Sofia. Fiquem ligados nela quando ela aparecer.
5- Storm
Não dá para não falar do Storm, o cavalo mais irritado, mandão e teimoso dos livros de época. Storm faz o que quer e ajudará Sofia e Ian em algumas situações de perigo. Não tem como não amar Ian e Storm❤
6- Nina e Rafael
Nina e Rafa são os melhores amigos de Sofia no século XXI, eles são o norte dela e estão a todo o momento buscando formas de lhe ajudar e de lhe ouvir. A Nina e o Rafa estão apaixonados e logo no começo do livro Sofia recebe a feliz noticia de que eles pretendem se casar.
Tentei resumir um pouco de tudo o que o livro nos apresenta. Queria falar mais, mas também quero lhe dar a oportunidade de conhecer todos os segredos do livro. Se ainda não leu dê uma chance❤ você vai amar e se já leu, me conta aqui nos comentários: Faltou algo que devia mencionar nessa lista? Quais foram suas impressões sobre essa leitura? Pode comentar, seja sincero(a).
Beijos e até o próximo post
Nenhum comentário:
Postar um comentário