segunda-feira, 18 de maio de 2020

O que é ser autor com C.Jos.Bravo

Hoje a entrevista é com um autor nacional incrível. Venha conhecer um pouco da trajetória de C. Jos Bravo como escritor. Tem dicas preciosas para você que quer começar a escrever seus livros.





C. Jos Bravo começou no mundo das histórias desde muito pequeno quando sua mãe lia para ele e sua irmã na hora de dormir. É roteirista e criador da websérie Meu Popstar no youtube, criador dos jogos de RPG Aventureiros num Mundo Perdido e 1 Dado RPG, escritor de O Barão de Munt Casprio, A Saga do Fogo Rei (amazon), O Diário de Yoden Bach (amazon), Atrean - o caçador (conto na amazon) entre outros ainda não publicados.


1- Como você soube que devia ser autor?
    
Desde criança eu adorava fazer redação na escola, principalmente quando era tema livre. Enquanto meus amiguinhos sentiam extrema dificuldade em concluir algumas linhas, eu tinha dificuldade em escrever menos de três ou quatro páginas.   Na adolescência essa criatividade aflorou ainda mais. Comecei a escrever músicas, desenhar histórias em quadrinhos e a jogar rpg - um jogo de criação de histórias e interpretação de personagens. Nesse jogo me sentia livre para criar histórias incríveis para os outros jogadores, e percebi que poderia ampliar essas histórias para um público maior.    Então, acredito que o insight para ser um autor não ocorreu. Foi mais um processo gradual que ocorreu ao longo da minha vida. Em outras palavras, acho que eu sempre soube que um dia seria autor. 

2- Pra você o que é ser autor?

 Pra mim, assim como comecei a escrever, ser um autor, ou seja, encarar como algo sério e possivelmente profissão, é algo bastante natural. As ideias não deixam minha mente descansar, então o que posso fazer é botá-las para fora, seja nas histórias dos livros, roteiros de filme, músicas que componho e tudo que exija criatividade. Então, para mim ser um autor é expor minhas ideias para as pessoas.


3- Qual dica que você daria para um autor(a) iniciante?

Leia bastante, escreva bastante e, principalmente, mostre seu trabalho para críticos, sejam eles amigos ou profissionais, para que dêem opiniões verdadeiras. Um autor iniciante dificilmente escreve textos perfeitos. Nem mesmo os grandes autores o fazem! Para se aprimorar, o autor precisa das dicas e toques certos, e isso deve acontecer durante a vida toda.    Um exemplo pessoal: escrevi um roteiro de um filme de terror. Uma produtora abraçou o projeto, e meu roteiro passou por um crítico profissional para melhorar alguns pontos. Foram tantas críticas que naquele momento eu me senti o pior escritor do mundo! Mas foi muito bom, porque agora estou estudando muito mais, e melhorando cada ponto falho da minha história. Tenho certeza que no final desse processo serei um escritor muito melhor. E acredito que isso vale para qualquer autor, dos iniciantes aos já consagrados.

Agradeço imensamente ao autor pela entrevista❤ espero que tenham gostado e convido você a conhecer o trabalho dele. Aqui no blog tem a resenha do conto Atrean, vou deixar o link da resenha aqui.

Vejo você no próximo post.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário