sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Resenha do livro A Espiral de Netuno


Recentemente terminei a leitura do livro A Espiral de Netuno, um livro de poemas e poesias escrito pelo autor Mishal Katz que conheci por meio do blog e fechamos a parceria. Particularmente gostei bastante da escrita do autor e os poemas de modo geral me deram um misto de sensações. O lado bom dos poemas e poesias é que elas tocam de formas diferentes cada pessoa e cada uma delas sente algo por determinado texto e comigo não foi diferente. Na resenha de hoje te contarei melhor minhas impressões.



Número de páginas: 141
Avaliação:🌟🌟🌟🌟 4 de 5
Representando o livro por emoji:🗣😭😞😖🔊💔❤😭🤣
Gênero: Poema/ Poesia
Onde Comprar: Amazon

Sinopse: A Espiral de Netuno percorre os tempos do espírito humano: a criança, o adulto e o futuro. A criança é o passado que brota na fonte da vida. O adulto é o presente preso no labirinto da mente. E o futuro é a chance de regeneração.

O título é uma referência a Netuno, deus dos mares na mitologia romana. Como governante da fluidez, está simbolicamente associado à intuição e emoção, atração pelo místico e sensibilidade para o inatingível. Dentro de Netuno repousa nosso anseio de encontrar o paraíso perdido, transcender os limites mundanos e retornar ao coração da vida.



Ler poemas e poesias nesse período tem sido libertador, libertador por me mostrar outros pensamentos e coisas que eu não enxergava em minha vida. Esse livro em especial falou bastante comigo e ao mesmo tempo me fez questionar alguns pontos e refletir sobre outros e acredito que é assim que seja uma boa leitura. Ler é refletir e assumir uma postura crítica sobre o lido, ao mesmo tempo é para nós leitores analisarmos outros pensamentos e aprendermos com eles. Isso pra mim é o mais importante da leitura e esse livro me proporcionou isso.

"De tanto pesar me pus na balança
e me fiz pensar que para ser me bastava ir
porque indo iria em algo me tornar
Mas me entornando fui e escorregando, derramei Escorrendo pelas beiras aos poucos desmanchei."


O livro A Espiral de Netuno está dividido em três partes: o adulto, a criança e o futuro. Essas partes mostram a fase em que o eu lírico se encontra e seus pensamentos a respeito do que está vivendo. Na primeira parte temos poemas melancólicos e questionadores a respeito da vida, mostrando um lado ruim de tudo o que têm se passado. Ao meu ver, nessa parte me pareceu que não havia esperança e que o eu lírico estava se entregando as tristezas, como se ele não acreditasse que a vida poderia melhorar.


"Nem mesmo assim perdi o prazer de viver
Depois de tanto martírio perdi apenas o viver
pois parece que em esgotos ainda tenho prazer em rastejar"


Na segunda parte vemos o ponto de vista da criança e o autor mostrou poemas com um senso de experimentação e curiosidade. Nessa parte vi poemas livres e estruturados de forma diferente, dando a ideia da criança como aquela que quer conhecer novas coisas e não tem medo de arriscar. Vi nessa parte poemas livres e bem mais positivos do que o anterior dando exatamente essa visão de que no começo da vida todos nós temos a curiosidade de buscar e aprender coisas novas, sempre acompanhadas de muita perseverança e positividade. Cadê esse espírito em nós hoje?

Por fim na terceira parte fala sobre o futuro e ao meu ver, os poemas me passaram uma impressão de esperança, na medida em que impulsiona o eu lírico a avançar, a tentar e a ver algum lado positivo na vida. De modo geral, o livro é exatamente como uma espiral, mostrando nossos sentimentos mais profundos e melancólicos sobre a vida, as esperanças que todos temos no começo dela e as nossas expectativas de futuro. Minha compreensão como um todo da leitura foi a de que iremos passar por momentos ruins, mas não devemos jamais perder a curiosidade da criança e devemos manter sempre em nossos corações a esperança de um futuro melhor.

Essa foi minha percepção da leitura, agradeço novamente ao autor pela parceria e te convido a conhecer esse livro e me contar suas impressões. Manda esse post para todos os seus amigos que amam poesia e poemas. E se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog.

Beijos e até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário