quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Perguntas e Respostas: Diferença entre conto e crônica

 

O post de hoje é sobre uma dúvida que tinha a respeito da diferença entre conto e crônicas, afinal Lima Barreto, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues são grandes cronistas e também grandes contistas e nesse post te mostrarei como diferenciar um conto de uma crônica.




Eu particularmente sempre me deparo com certas dúvidas em relação a gênero, estilos literários e estruturas textuais e para sanar as minhas curiosidades e para apresentar para vocês esses recursos da escrita que desenvolvo esse quadro aqui no blog "Perguntas e Respostas". Te convido a deixar nos comentários uma dúvida a respeito da temática literatura que irei trazer para você um post te explicando. E você pode me mandar no direct do Instagram também (@1livronabagagem) pode me chamar por lá para interagirmos (prometo sou legal kkkk). Bom, sem mais delongas vamos tirar logo essa dúvida a respeito dos contos e crônicas.

Conto

Um conto sempre é ficcional, ou seja, ele não apresenta dados reais. Ele é uma narrativa curta e com um único conflito em seu enredo e os elementos que costumamos ver em um livro mais extenso, como narrador, personagem, tempo e espaço, são usados de forma minimalista. O clímax do conto é o desfecho da história e outra característica a considerar é que os personagens não são tão complexo quanto em um romance e os textos não apresentam uma construção desses personagens em camadas. Sendo assim, ele vive aquele momento (seja um presente, seja um pensamento ou um flashback) sendo apresentados pequenas informações sobre eles, nada muito aprofundado considerando que um conto é curto.


Crônica


A crônica, por outro lado, é um gênero discursivo que retrata o cotidiano, com um cunho jornalístico, pois apresenta relatos do real, sem qualquer fantasia ou criação – apenas estilística. Ela, assim como o conto, foca em apenas um assunto ou momento, não apresentando também os elementos da narrativa, pois ela é um relato. Sendo assim, o narrador é o próprio autor e pode acontecer dele ser o personagem também e ele é escrito como se fosse uma manchete e uma característica marcante das crônicas é que elas são sempre datadas.


Bom tentei resumir a explicação para deixar o mais claro possível. Se vocês quiserem posso trazer um post falando apenas exemplos de contos para ler no kindle e exemplos de crônicas.

Amanhã tem mais postagem por aqui e não se esqueça de conferir a postagem de ontem.

Beijos
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário