sábado, 1 de abril de 2023

Resenha do livro Árvore dos Desejos



E se as árvores falassem, o que elas diriam para a gente? Que histórias elas presenciaram? O que sentem? O livro "Árvore dos desejos" vai retratar essa temática de uma forma tão delicada e tão envolvente que prendeu minha leitura do começo ao fim. Nele teremos a história de Red, uma árvore com folhas vermelhas, com muitas histórias para contar, já que ela é conhecida como a árvore dos desejos, e com um dilema que precisa enfrentar. Te contarei os detalhes na resenha de hoje.





Números de páginas: 215
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:🌲🍁❤😭😡😢💥👧🧑💭🌲🌲🐾🐦💥❤
Gênero: Infanto- Juvenil
Onde Comprar: Amazon



Sinopse: Uma fábula inesquecível da aclamada escritora Katherine Applegate, que nos mostra a importância do respeito às diferenças e o poder da amizade, da empatia e do afeto



Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.


Mesmo gostando de uma boa fofoca, não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, então Red apenas ouve tudo com muita atenção, sempre em silêncio. No entanto, quando a família da solitária Samar se muda para o bairro e é recebida com desconfiança e ameaças, Red percebe que há algo estranho acontecendo. Aquela vizinhança já tinha acolhido inúmeras famílias. Qual a diferença dessa vez? O lenço que a mãe de Samar usa na cabeça? Ou alguma outra coisa?


Numa noite fria, após ouvir o inesperado e comovente pedido sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida, pois muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.


Em edição de luxo, com capa dura, fitilho e belíssimas ilustrações, Árvore dos desejos é uma fábula inesquecível que mostra a importância do respeito às diferenças para uma vida em sociedade. Com maestria, Katherine Applegate traça uma história emocionante e atemporal sobre o poder da amizade e da empatia.




Esse livro é a coisa mais linda desse mundo, ao começar pela capa dele que é toda trabalhada do glitter e no glamour. Além disso, a diagramação é a coisa mais perfeita e as páginas são amareladas, facilitando muito a leitura por descansar a vista. A ilustração feita pelo Charles Santoso é incrível também, na verdade, de modo geral, eu gostei 100% desse livro e ele entrou na minha lista de favoritos do ano. Essa leitura eu acredito ser super necessária para todas as pessoas e me despertou um olhar mais atento para questões que não percebia com certa frequência.



Vou falar pouca coisa para não tirar a sua experiência com essa leitura, mas basicamente iremos conhecer Red, um carvalho centenário utilizado como árvore dos desejos por gerações e ao longo desse tempo de existência, Red presenciou e viu muitas vidas passarem por ela, fez amigos, viu crianças crescerem, viu pessoas depositarem em seus galhos sonhos, viu pessoas felizes e tristes e histórias começarem e se findarem.


"Todo ano, no dia 1° de maio vem gente de todos os cantos da cidade me enfeitar com tiras de papel, cartões, retalhos, pedacinhos de cordão e, vez ou outra, um meião de futebol. Cada oferenda representa um songo, um desejo, um anseio."


Durante décadas Red viu muitas histórias e após tantos anos, o seu futuro estava ameaçado, pois a dona da casa em que Red estava plantada estava chateada por ter que sempre limpar o seu quintal por conta das folhas de Red e queria cortar a árvore. Preocupada com seu futuro e com os de seus moradores (animais moravam em seus galhos), Red e sua melhor amiga Bongô (um corvo) vão pensar em alguma coisa para fazer. Em paralelo a isso, Red tentará ajudar uma adolescente chamada Samar que vivia muito sozinha a se aproximar de Stephen. Poderia ser esse o último ato de Red antes de ser cortada?


" Não queria ter que deixar o mundo que tanto amo. Queria conhecer os filhotinhos da primavera seguinte. Queria elogiar um novo broto que havia do outro lado da rua, um bordo, quando suas filhas assumissem o tom vermelho do crepúsculo. Queria que minhas raízes chegassem ainda mais longe, e meus galhos, ainda mais altos."


Esse livro retara muitos temas lindos demais e nos faz refletir sobre muitos aspectos da vida. Na história, Red não fala com os humanos e3uma regra sabe, e ver o que ela fez pela Samar foi muito especial. Vale a pena ler gente, de verdade. Um livro narrado no ponto de vista de Red e super rapidinho de ler, leve e que me ajudou bastante a sair da ressaca literária. Leiam que vale a pena.

"Na imensa maioria do tempo, minha vida trouxe coisas boas. Minha copa forneceu sombra para piqueniques e pedidos de casamento. Sob meus ramos, já vi pessoas trocando votos, já vi corações se curando. Dorminhocos dormiram; sonhadores sonharam. Observei inúmeras tentativas de escalada, ouvi histórias se desenrolando. E as risadas! Sempre tantas risadas. Contudo, às vezes acontecem coisas que não são tão boas."

Se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog a continuar postando conteúdos por aqui com uma pequena comissão. Mande esse post para todos os seus amigos.

Beijos e até o próximo post
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário