Na postagem de hoje irei falar sobre um livro fantástico e pra ser fantástico tem o nome e sobrenome do autor: John Green. Falarei minhas impressões sobre Tartarugas até lá embaixo, um livro que irá falar sobre assuntos super importante como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), falará também sobre amizades duradouras, fanfics do Star Wars❤ e por incrível que pareça, répteis neozelandeses. Já leram? Se sim me digam o que acharam, agora se você ainda não leu, você vai conhecer um pouquinho agora.
Número de páginas: 256
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:👩🔎💸💰👀👱💘👀💥❓❌💥
Gênero: Romance / Ficção Juvenil
🔎🔎🔎
Sinopse: Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido - quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro - enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor - entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e - por que não? - peculiares répteis neozelandeses.
🔎🔎🔎
Neste livro vamos conhecer a história da Aza Holmes, uma jovem de 16 anos que decide dar uma de detetive e procurar o paradeiro de um milionário conhecido como Russell Pickett, desaparecido na noite anterior à data marcada para o cumprimento da ordem de prisão emitida pela operação policial encarregada da investigação de fraude e suborno. Ela com a ajuda de sua amiga Daisy irão tentar descobrir onde esse homem foi, com o objetivo de conseguirem a recompensa prometida de 100 mil dólares.
Mas o legal desse livro é que a história não é somente sobre isso, esse na verdade é somente o pano de fundo do tema principal: o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), o autor através da personagem Aza, irá mostrar um pouco sobre tudo aquilo que ele passou e todos os medos que o afetam, pois pra quem não sabe John tem TOC e esse livro foi uma linda carta para nós leitores dele para alertar e conscientizar a todos sobre essa doença. E no livro, ele nos convida a uma viagem pela mente da Aza para entendermos tudo o que ela sente quando passa por situações do cotidiano.
"Eu estava tentando explicar a Davis por que aquilo me apavorava tanto, mas não conseguia, e percebi que havia levado aquela conversa para muito longe do ponto em que nos daríamos as mãos e quase nos beijaríamos e que no momento eu estava falando sobre fezes de pássaros infectadas por parasitas, o que é meio que o total oposto do conceito de diálogo romântico, mas eu não conseguia me conter, porque queria que ele compreendesse que eu me sentia como o peixe, como se toda a minha história estivesse sendo escrita por outra pessoa"
Só para contextualizar, o TOC é um transtorno mental que se caracteriza pela presença de várias obsessões e/ou compulsões, sejam leves ou complexas, que se tratam na verdade de pensamentos ou imagens indesejáveis que tomam conta da mente da pessoa a "obrigando" a realizar vários tipos de rituais recorrentes e persistentes com a intenção de afastar essas ameaças. Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha. Em virtude desses medos, evitam as situações que possam provocá-los – comportamento esse chamado de evitação e esse comportamento, embora não específicas do TOC, são, em grande parte, as responsáveis pelas limitações que o transtorno acarreta.
O autor a partir desse assunto super importante, desenvolve uma trama fantástica onde teremos romances improváveis e surpreendentes, relações familiares e de amizade que serão muito bem debatidas e sobre perdas tanto por parte da Aza que sente saudades do seu pai que faleceu, como do Davis, o filho do milionário procurado que tem que ser forte e ajudar seu irmão mais novo a suportar estar sem o pai que na realidade nem ligava para os filhos.
"Toda perda é única. Não dá para saber como é a dor de outra pessoa, da mesma forma que tocar o corpo de alguém não é o mesmo que viver naquele corpo"
Eu a princípio achei o nome bem estranho: Tartarugas até lá embaixo, e não ia ler esse livro porque não tinha me chamado a atenção. Porém um belo dia, resolvi dar uma chance ao John e resolvi ler um capítulo e quando vi tinha terminado o livro. A história é incrível, amei a forma que ele desenvolveu os personagem, foi bem legal para mim compreender um pouco mais sobre o TOC. Amei o livro de modo geral, tem uma pitada de humor perfeita que complementa essa história maravilhosa. Se ainda não leu, dê uma chance, vocês não vão se arrepender.
Se forem comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra, você estará ajudando o blog.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário