sábado, 20 de junho de 2020

Resenha do livro Cinderelas

A antologia Cinderelas apresenta dezenove contos escrito por mulheres e sobre mulheres, retratando não contos de fadas, e sim histórias de forma real e crua das varias nuances de violencia contra a mulher, desde a física a emocional. Um livro muito bem escrito, com histórias reflexivas que vão te fazer analisar a vida e a sociedade. Vem conferir a resenha completa dele aqui no blog.






Número de páginas: 188
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟  5 de 5
Representando o livro por emoji:👩😭👀💔 💪🎉❤
Onde Comprar: Amazon



Sinopse: Este livro não é sobre contos de fadas, embora fale sobre princesas. Não daquelas que usam tiaras, diamantes e pertencem à realeza. Infelizmente. As princesas deste livro são reais, porém nem todos as respeitam.
Nestas histórias, que podem facilmente se confundir com a realidade, elas temem o escuro, temem estar sozinhas na calada da noite, temem seus supostos príncipes encantados.
Neste livro ou neste mundo, essas princesas também são chamadas de MULHERES.



Esse é daqueles livros que existem como um alerta a todos sobre algo que a sociedade até vê, mas ignora. A violencia contra a mulher é um tema que precisa ser mais debatido e compreendido inclusive por nós mulheres, na medida em que muitas acabam não sabendo o que fazer quando precisam de ajuda. Algo marcante desse livro foi a preocupação da editora e da organizadora Katerine Grinaldi❤  em ao longo do termino dos contos, transmitir informações, como dados estatísticos sobre a violência contra as mulheres, a própria lei Maria da Penha que foi disponibilizada um artigo da mesma, frases motivacionais e os números de locais em que se disponibilizam a ajudar em casos de violência contra a mulher.



"Disseram-me tantas vezes que o amor machuca. Hoje sei que essas pessoas estavam erradas. Aprendi sozinha que o amor não machuca, o amor não faz sangrar, o amor não bate, o amor não humilha, o amor não queima e o amor não me leva até a delegacia da mulher. Quem faz isso são pessoas, o amor não. - Conto: Uma princesa sem contos de fadas - Nathalie D.A"



Nos contos os temas abordados intercalam entre maternidade, abandono, relacionamento abusivo, tentativas e atos de estupro, autoridade imposta pelo homem, entre outros casos de abuso e suas respectivas consequências. São histórias que me tocaram de alguma forma, algumas eu precisei parar para respirar, refletir. Gostei de todos os contos, todas as autoras transmitiram a mensagem de forma clara e muito bem desenvolvida. Um ponto interessante que destaco também é o fato de que nem todos os contos tem um final feliz, mas alguns deles transmite esperança e alerta para a importância de denunciar e sair dessa situação. Não é fácil! Só quem vive que sabe que tem que matar um leão por dia para viver, mas esse livro trás a esperança de que vale a pena arriscar para ser feliz.



"Eu era uma fraca. Não fazia nada direito. Queria ter forças pra sair dali e nunca mais voltar, eu não aguentava mais ser chamada de fraca a cada lágrima! Mas eu o amava! O amava mais que tudo e, durante muito tempo, achei que ele poderia mudar. Não mudou...- Conto: Um minuto de coragem - Aldenise Fonseca"



A mensagem central do livro é mostrar que a culpa não é da vítima e que a mesma não merece se desmerecer por achar que a culpa é dela, porque não é! Esse é um livro que veio para mostrar que as mulheres são mais fortes do que pensam e que merecem respeito. Você não está sozinha! Grite e peça ajuda! Não se cale! Você tem voz. O meu conto preferido da antologia foi o 1% da Alexia Road, esse conto mexeu muito comigo e me fez pensar e sofrer um cadinho, mas foi importante.



Recomendo a todos a leitura desse livro, cada detalhe dele o deixou mais especial e as ilustrações são incríveis❤. Se quiser comprar o livro já sabe, compre pelo meu link para ajudar o blog a crescer❤

Beijos e vejo você no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário