Na postagem de hoje do blog irei te contar quais foram as minhas primeiras impressões do livro A Imperatriz da autora Mari Monni e te apresentarei sem spoilers a todo o universo presente nela, te contando um pouco sobre todo o processo da dinastia. O que posso te adiantar por agora é que nossa protagonista Lívia é uma jovem que está no segundo ano do ensino médio e que estava recomeçando em uma nova cidade, saindo do Rio de Janeiro para São Paulo e que por conta do emprego de sua mãe, conseguiu entrar numa escola de elite, o Colégio Santa Brígida. Mas ela não sabia que esse colégio tinha um rigoroso sitema de Castas e que todos os alunos do segundo ano eram convocados para participar da seleção que definiria em qual posição eles estariam na dinastia e "o topo" dessa dinastia era ser o/a imperador/imperatriz. já falei demais por aqui kkk se quiser saber minhas impressões sobre esse livro e alguns babados sem spoilers venha conferir o post.
Quem me acompanha pelo instagram viu informações sobre esse novo lançamento da autora Mari Monni, se você ainda não me segue por lá não perca tempo, o ig do blog é @1livronabagagem. E esse livro trouxe uma abordagem totalmente diferente de tudo o que eu já li sobre dinastia e processo de castas e me surpreendeu bastante pela criatividade e inovação. Irei explicar detalhadamente minhas primeiras impressões abaixo, mas antes, deixarei para vocês a sinopse para já terem um gostinho de tudo o que o livro apresenta.
Sinopse: Para os alunos do Colégio Santa Brígida, o recrutamento é uma chance única, com apenas duas opções de resultado: tornar-se um membro da Nobreza ou ser reduzido a uma vida de servidão.
Lívia, no entanto, jamais pensou que essa seria sua nova realidade quando foi matriculada em uma das melhores escolas do país. Ela não fazia ideia da existência de uma Dinastia no CSB, muito menos que deveria cumprir várias provas – todas elas com valores deturpados e um tanto imorais – para conquistar a coroa.
O problema é que, quanto mais ela aprende sobre esse sistema, mais dúvidas aparecem. Nada é o que parece ser. Ninguém é confiável, talvez nem ela mesma. Afinal, a promessa de poder consegue corromper até os mais justos.
Só que agora Lívia está disposta a fazer de tudo para ser a próxima Imperatriz, inclusive passar por cima dos seus princípios.
---
AVISO:
A princípio, esta será uma duologia. O leitor encontrará aqui as soluções do plot central da história, porém, algumas questões serão exploradas no segundo volume.
Onde Comprar: Amazon
- A protagonista
Lívia é uma jovem que viveu muitas "loucuras", nunca teve medo de encarar o desconhecido e não suporta que pessoas mandem nela e escolham aquilo que tem que fazer. Ela tem uma personalidade forte que me cativou por sua postura frente as adversidades e por sua determinação, mostrando a todos que veio para causar. Lívia viveu um período de muitas loucuras no Rio de Janeiro que acabaram por entristecer e a afastar um pouco da sua mãe, mas depois de uma chamada, ela estava disposta a tentar mudar um pouco a sua imagem na nova escola e mostrar para a sua mãe que poderia ser uma pessoa diferente em São Paulo.
"Ela se esforçou tanto para que pudéssemos mudar de cidade, conseguiu um apartamento legal e dois empregos para estarmos aqui. Não posso estragar tudo..."
Uma das muitas caracteristicas marantes dela é que ela não se curva para ninguém e se alguém pisar no calo dela ela mostra pra que veio sabe. Até o momento dessa postagem, ainda não terminei a leitura, até mesmo para evitar dar spoilers para vocês, mas até aqui me simpatizei muito pela protagonista, mas assim como os outros ela pode surpreender. Será que até o final do livro terá alguma reviravolta? Te contarei na resenha que sairá na semana que vem kk
- A mudança
A mudança do Rio para São Paulo é um marco na vida de Lívia e sua mãe de recomeço, até porque Lívia estava indo para uma escola de elite pelo fato da sua mãe trabalhar lá e ter lhe garantido uma vaga como bolsista. Nessa escola nova, Lívia perceberá a diferença tanto no ensino como nas pessoas, que como imaginado, algumas delas terão aquela postura de elite. Alguns fatos marcantes dessa mudança foi primeiro o fato dela ir se descobrindo como pessoa, pois ela vai perceber no começo que não tem como se enquadrar num padrão e nem em algo que ela não é (vamos ver se até final do livro ela mantém esse pensamento). Segundo por ela perceber que nem todos são confiáveis assim e que há pessoas mais falsas que nota falsificada e terceiro por descobrir um sentido para a própria vida que antes de estudar no Colégio Santa Brígida ela parecia não saber direito o que fazer.
- O sentido da Dinastia na Escola
Essa é a parte mais importante de toda a história e te digo que foi a que mais me surpreendeu, pois ele primeiramente quebrou com aquela noção de que a imperatriz seria coroada para por exemplo, se casar com um imperador rico e que queria uma esposa por exemplo kk não! nesse livro temos protagonistas jovens, que estão no meio do ensino médio e que estão ainda pensando no que desejam ser no futuro e nas questões típicas da adolescência. Nesse livro temos um sistema de castas numa escola que é desleal e Lívia parece ser a única aluna revoltada com todo esse sistema que só pensa em rotular e dar poder a alguns em detrimento de outros. Bom, mas como funciona toda essa história? Só para resumir para te dar a curiosidade para ler, a escola desenvolve esse sistema de dinastia desde sempre e a cada ano os alunos do segundo ano são convocados a participar. Nessa dinastia, há apenas dois caminhos: ou os alunos se tornam membros da nobreza ou virão servos, mas vale destacar alguns pontos referentes a essa separação: primeiro que poucos viram realmente nobres, numa soma de 12 alunos no máximo em comparação a quase sessenta alunos, então já deu para perceber que os nobres são poucos não é mesmo? Segundo, pois ser servo é uma questão bem humilhante, não apenas no sentido do título de servo, mas no sentido de que os nobres quando escolhidos, acabam submetendo a eles tarefas desnecessárias e muita das vezes ruins e humilhantes.
Bom só para deixar claro para vocês como é dividido a nobreza na escola: nela temos o imperador e a imperatriz, depois o duque e a duqueza, o marquês e a marquesa, o conde e a condessa, o barão e a baronesa e o cavalheiro e a dama. Para ser da nobreza quem virou da nobreza do ano anterior cria cinco tarefas para escolher seus sucessores e vale destacar de toda a escola já é habituada a essa seleção, então, mesmo que Lívia batesse o pé para a direção por exemplo, falando que esse sistema era totalmente errado, a mesma não faria nada, pois é uma regra da escola. Enfim a última coisa que destaco sobre isso para não falar demais, é que ser da nobreza "abre portas" muito além das escolares, por isso que todos desejam ser nobres.
"Ninguém quer ser da nobreza para ser popular. Todo mundo quer fazer parte da Dinastia para garantir o futuro."
- Benício x Vinícios
Falando rapidamente desses dois para não dar spoilers, eles estarão presentes na vida de Lívia durante a escola, por um lado temos Benício, um jovem de uma família muito rica e que já tem todo um futuro traçado e com um objetivo: ser o próximo imperador. E temos Vinícios, um jovem que foi coroado imperador na escola e que é muito folgado e com "problema" escrito na testa. A construção desses personagens pela autora foi fantástica e deixo meu questionamento para a resenha: Eles têm duas caras? Qual dos dois é o mais confiável?
- Minhas primeiras impressões
Bom acredito que ao longo do post pontuei alguns dos traços da história que mais me chamou a atenção, até dado o momento ainda estou finalizando a leitura e optei por escrever esse post sem a finalizar para não ter o risco de falar mais do que devia kk Bom esse livro é imperdível e acredito que todos devem ler ele, pois além de muito criativo e de um livro jovem, apresenta muitas reflexões importantes e uma competição de castas que me intrigou bastante. Fora isso, as reviravoltas do livro são surpreendentes e fiquei em muitos momentos espantada com algumas pessoas que tinham uma máscara de uma coisa e eram outra (seja para o bem, seja para o mal). Os livros da Mari apresentam protagonistas fortes e esse livro que a autora escreveu numa proposta diferente no gênero Young Adult, não foi diretente. Enfim destaco que esse é um livro que não foca apenas no romance, o que adorei, pois mostrou mais a força da protagonista e que tem muita treta, sério vocês precisam conferir kk
Se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da sua compra, você ajuda o blog com uma pequena comissão.
Semana que vem eu trago a resenha completa por aqui. Desde já te agradeço por visitar o blog e te convido a conhecer também as outras postagens.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário