sábado, 5 de setembro de 2020

Você sabe o que é Licença Poética?


Você já ouviu a expressão Licença Poética? Na postagem de hoje do blog te explicarei a definição dela e suas formas de utilização na literatura.



Na literatura existem muitos recursos utilizados na escrita e um deles é a Licença Poética que nada mais é do que uma incorreção de linguagem feita pelo autor (a) ou poeta de modo proposital no texto a fim de reforçar um ponto de vista ou chamar a atenção dos leitores para alguma reflexão. Podendo surgir por meio de afirmações, teorias, situações ou opiniões que fora do contexto literário não faria sentido algum, com a licença poética o autor (a) possui a liberdade necessária para criar sem se prender as normas gramáticas ou a ideia sociais.

Na licença Poética palavras são manipuladas podendo ser utilizadas rimas falsas, versos irregulares, palavras aparentemente erradas, dentre outras.  Além disso, o autor (a) pode em seus textos, mexer em contextos históricos, alterando em seus escritos, alguns fatos presentes na história, ou criar meios mirabolantes se utilizando por exemplo de fatos científicos para criar um novo vírus fictício ou a cura do mesmo, enfim a imaginação irá determinar o que será feito. Um exemplo do uso da licença poética se encontra presente nos livros da Carina Rissi da série Perdida, em que a autora pegou um contexto histórico do Brasil no século XIX e decidiu que em seus escritos não teria existido por aqui a escravidão. Com isso, nos seus livros vemos ao invés do termo "escravo" ela utiliza o termo "funcionário", retirando de fato a ideia da escravidão e dando ao final a reflexão de que esse período histórico em que o país passou foi muito triste e cruel de fato.

Já conheciam esse termo? Que outras histórias vocês conhecem que se utiliza desse recurso?

Se gostou desse tipo de conteúdo? Não esqueça de recomendar esse post para um amigo(a) e te convido a conferir os outros posts do blog.

Obrigada pela visita
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário