Estava eu assistindo a série "O Duque e Eu" na Netflix (que série meus amigos), e se vocês repararam o Duque de Hastings tinha muitas responsabilidades com seu ducado e observamos que ele passava horas resolvendo alguns problemas daquela região. Nisso tive algumas ideias de postagens bem legais para o blog e decidi colocar em prática kk. Pretendo começar no blog uma série de postagens titulada por "Para ler Romance de Época" com o intuito de apresentar para vocês como que funcionava todo o "esquema" do século XIX e as principais responsabilidades dos títulos daquela época. E para começar, trago nessa postagem quais as funções de um Duque, fazendo link dos atributos do século XIX aos tempos atuais. Essa série tem por objetivo introduzir todo o enredo do século XIX para você que nunca leu nenhum romance de época e que deseja ler. Então te convido a conferir o post e a comentar nos comentários qual ou quais são as suas maiores dúvidas em relação a histórias ambientadas no século XIX.
Um duque é um membro da nobreza que está abaixo apenas da monarquia (Imperador, Reis, Principes), e que são responsáveis pelo governo de uma grande propriedade de terra, podendo chegar ao tamanho mais ou menos de um país moderno. Então a responsabilidade principal do duque era garantir que o povo que vivia na terra que lhe pertencia, tivesse um bom desenvolvimento e lhe desse um retorno financeiro também.
A esposa de um duque é a duquesa e perante a sociedade, o costume é os chamar de "Vossa Graça", o que vemos com frequência na série "O Duque e Eu", onde todos ao se referirem ao Simon, o Duque de Hastings, o chamam de "Vossa Graça". Todavia, não era errado também o chamar segundo o título, como "Duque de Hastings" ou até "Hastings" e na série também vemos algumas pessoas se referindo ao Simon dessa forma. Só saindo um pouco do foco da postagem, algo marcante nos romance de época é o fato de que as jovens solteiras jamais deviam se referir a um cavalheiro pelo nome e vice versa. Falar o nome da pessoa era algo naquela época muito pessoal e só para casados, por isso o correto era se referir de uma das formas descritas anteriormente.
O duque tem uma grande posse financeira, com um grande castelo ou um casarão típico de época, tesouros e uns apresentam até mesmo um exército que pode ser tão forte quanto ao dos reis. É comum dos duques buscarem a independência dos reis e já tiveram casos reais de duques que conspiraram para se tornarem independentes e até a tomarem o trono real. Sobre essa questão de posse do trono, a Editora Draco fez um post muito legal a respeito do assunto, falando das táticas dos duques de garantir que a descendência deles se tornassem reis e vou deixar o link aqui para você que deseja se aprofundar mais no assunto.
Ainda Existe Duque?
Sim, no mundo ainda existem 28 monarquias e além da Inglaterra que bem conhecemos, temos em outros países como na Arábia Saudita,Kuwait, Catar, Espanha, Dinamarca, dentre outras. Para você se interar sobre o assunto, vou deixar aqui o link de um site que explica perfeitamente como são organizadas as monarquias desses países. Agora falando um pouco sobre um exemplo real de um duque, não poderia fazer esse post sem deixar de citar um duque membro da Família Real Britânica. Atualmente o Príncipe Carlos, filho da Rainha Elisabeth II, conhecido como Príncipe Charles detem além do título de Príncipe de Gales desde 1958, os títulos de Duque de Rothesay e de Duque de Cornualha desde 1952. Os ducados reais são os mais altos títulos da nobreza da Inglaterra e foram criados para os filhos legítimos e para os netos homens dos monarcas ao atingir a maioridade no casamento. Interessante não é?
Bom se você tiver alguma dúvida sobre os duques deixa aqui nos comentários que irei vos responder. E se gostou desse post compartilhe com o maior número de pessoas para passarmos conhecimentos. E se você quer ler romance de época, mas não sabe por onde começar ou tem aquele receio normal (confesso que eu tive no começo também, mas hoje amo) fica ligado(a) aqui no blog que pretendo trazer nessa série de posts tudo o que você precisa saber para ler romance de época, então não perde não tá!
Beijos e até o próximo post
Nenhum comentário:
Postar um comentário