Sabe, você já reparou em como as crianças muita das vezes são mais espertas do que nós? Em como elas tem soluções para muito dos problemas que criamos, ou em como ela são muito mais acolhedoras do que nós, respeitando a diferença e tratando todos como iguais. Como aprendemos com as crianças não é? E como perdemos essa essência? Teria como a resgatar? A resenha de hoje é de um livro que ao mesmo tempo em que é dedicado ao público infantil, é também para todos os públicos, pois retrata temas importantes e que merecem nossa atenção. O livro (fofo demais) se chama O cometa, do autor Farrel Kautely.
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji: 👦👀🌟💞😭🔭🌞🌝☄😍😱😭❤
Financiamento coletivo: participe e concorra a vários brindes clicando nesse link.
Sinopse: Durante uma brincadeira com os amigos, Calvin se apaixona pelas estrelas e pelos mistérios que as cercam. O interesse lhe rende um presente que o ajuda a descobrir outras coisas que habitam o espaço sideral, tão instigantes quanto as estrelas.
Seus dias de observação do céu noturno o levam a fazer amizades que o ajudam a fazer descobertas incríveis a respeito do universo, desde cometas simpáticos a buracos negros assustadores.
Calvin é um menino fantástico e suas características me rememorou aquelas características maravilhosas da infância de buscar por respostas, de ter curiosidades e de buscar novos horizontes. E nossa história começa quando ele, brincando com seus amigos, observa pela primeira vez de modo curioso as estrelas, e aí nasce o seu amor pela astronomia.
“No dia seguinte os amigos perguntaram a ele o que fazia sozinho observando o céu. A resposta foi simples e não era nada em que eles não poderiam ter pensado sozinhos:
-Eu estava observando as estrelas.
-De novo?Por quê?
-Elas são fascinantes!
-E não se cansa? Não são as mesmas estrelas toda a noite?
-Brincamos das mesmas brincadeiras todos os dias e não nos cansamos.
-Mas tem muitas brincadeiras.
-E o céu, muitas estrelas.”
Sua curiosidade se expande, o fazendo com a ajuda do seu telescópio (Um objeto muito especial para o menino) buscar sempre mais e mais curiosidades sobre os planetas, satélites e cometas. Nessa história, esses planetas, satélites e cometas falam e conversam com Calvin sobre suas características e sobre o universo em si o que achei fantástico para as crianças em processo de aprendizagem.
“-Por que você tem que aparecer todos os dias? Assim você esconde as estrelas!
O Sol respondeu muito carrancudo:
-Mas eu também sou uma estrela!
Calvin ficou surpreso.
-Você é uma estrela? Então por que não está lá com elas?
-Por amor- O Sol respondeu com impaciência.
Calvin ficou muito curioso. Por quem o Sol teria se apaixonado a ponto de sair de perto das outras estrelas?’
O ponto chave da história não é apenas sobre essas curiosidades fantásticas, já que por meio delas, o autor explora em Calvin aprendizados sobre o amor, a perda, a tristeza, a saudade, temas que irão encantar as crianças e apaixonar os adultos. Um livro emocionante que vale a pena ser lido e relido e que mostra de maneira simples e intensa as relações humanas e o mundo a nossa volta, que muita das vezes não damos a devida atenção por meio de nossa vida corrida e agitada de todos os dias.
“-Vocês constroem coisas incríveis- ela continuou- Inventaram algo para se comunicar a grandes distancias, podem pegar uma pedra de formato qualquer e transformar numa bola perfeita... Por mais poderoso que o Sol seja, ele não consegue fazer isso. Não percebe o quanto vocês são poderosos? Não olhe para as estrelas invejando-as, pensando que somente elas são felizes sendo o que são. Saiba que elas sentiriam imensa inveja de vocês se os olhasse com mais atenção.(...)A grande força de vocês é a imaginação. Pode torna-los maiores que as estrelas.”
Livro lindo demais, vocês precisam conhecer. Deixei no começo do post o link do financiamento coletivo que vale a pena conferir e que lhes garante vários brindes. Se você é professor é melhor ainda, pois a editora está trazendo nesse financiamento brindes que podem servir para trabalhar com seus alunos, então aproveite. Espero que tenham gostado, me siga nas redes sociais e compartilha esse post com seus amigos.
Beijos e até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário