domingo, 3 de junho de 2018

Qual a diferença entre plot twist e cliffhanger?

Oie gente💛no post de hoje eu vou explicar para vocês sobre uma dúvida que eu tive essa semana sobre plot twist e sobre cliffhanger, já ouviram falar? Ainda não? Continue lendo que explicarei tudo pra vocês❤




Plot twist (plot = enredo/twist = torcido) é uma reviravolta inesperada que ocorre no enredo de algum livro, filme, série ou outras obras narrativas, utilizadas para surpreender os leitores ou telespectadores a ficarem "vidrados na história" a fim de descobrir como que será o seu desfecho . A ideia é desmanchar os clichês e transmitir uma história que seja interessante e cativante, isso acontece bastante em histórias policiais e em alguns romances como citarei aqui o Senhorita Aurora da Babi a Sette, quem leu sabe que no meio da trama acontece uma coisa que desestrutura toda a história e nos fazem "arrancar todos os cabelos" de ansiedade pelo final, se ainda não leram, precisam ler❤

Há ainda alguns twists que são feitas nas histórias e que são utilizados também para cativar o leitor ou telespectador. Dentre eles apresentarei alguns:

Flashbacks - que são utilizados nas narrativas para contar algum fato importante do passado e fazendo link com o plot twists, ele pode a partir do passado mudar toda a trama do futuro.

Red herring - que são aquelas pistas falsas utilizadas nas histórias para ocultar as verdades, isso ocorre muito em histórias de mistério/ suspense.

Cronologia reversa - São aquelas histórias que começam pelo final e que nos deixam curiosos para saber como o personagem entrou naquela situação 




Com relação aos cliffhanger, ele também é um recurso muito usado nas narrativas e tem o objetivo de colocar o(s) personagem(ns) em uma situação extrema, podendo ser através de um dilema ou uma decisão que o personagem deve optar que pode mudar todo seu futuro. Deixa eu explicar melhor para vocês, então é aquele momento da história em que você não tem ideia do que vai acontecer mas você sabe que o personagem está numa fria e que você precisa ver desesperadamente a continuação para saber o que acontecerá.

Alguns autores fazem os cliffhangers bem no final de uma obra para fazer com que seja necessário ler o próximo livro ou que assista a próxima temporada da série, já outros podem usar esse recurso para criarem finais alternativos.

Mas atenção pra não confundir cliffhanger com reviravolta, pois um cliffhanger são aquelas situações que durante toda a história já estavam anunciadas que iam acontecer e em determinado momento acaba acontecendo. Em geral reviravoltas são cliffhangers, pois podem causar essa sensação mas nem todo cliffhanger é uma reviravolta.

Conseguiram entender as diferenças? Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário abaixo que irei responder 😉

Espero que tenham gostado❤
Bjs e vejo você no próximo post

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem? Quais livros você indica que possam ensinar os conceitos que você explicou neste artigo.
    Envia por favor no meu Whatsapp: 43 998424707

    ResponderExcluir