quarta-feira, 5 de maio de 2021

Resenha do Livro O Livro Negro das Cores (Semana Post todo o dia #4)



Quer uma recomendação de livro para o público infantil que ensina e que envolve crianças e adultos? Então você precisa conhecer "O livro negro das cores". Li esse livro para o meu irmão de seis anos recentemente e tanto ele como eu amamos. A história desse livro, embora seja bem curtinha (ideal para crianças que ainda estão aprendendo a ler) é bastante envolvente, inclusiva e nos apresenta como é a percepção de uma pessoa cega das cores. Um livro bastante inclusivo e utiliza também a escrita em Braille ( que basicamente consiste num processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada) e todas as ilustrações do livro apresentam texturas. Com essas características, além de instigar as crianças dessa fase de desenvolvimento a conhecer o que é o Braille e a sentir as texturas das ilustrações, esse é um livro que instiga a imaginação e nos envolve do início ao fim. Venha conferir a resenha completa desse livro.




Número de páginas: 28
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:👦🔊🖌⚫🖌🍉🍋🐤...
Gênero: Literatura Infanto Juvenil
Onde Comprar: Amazon


Sinopse: De autoria das artistas venezuelanas Menena Cottin (escritora) e Rosana Faría (ilustradora), O Livro Negro das Cores é uma experiência de leitura. Pelas mãos de Tomás (a personagem principal dessa história) somos levados a conhecer o mundo através dos cheiros, sabores e sons. O texto branco em páginas negras, com a tradução em Braille e na página oposta, também negra, as imagens sugeridas pelo texto impressas em verniz, convidando o leitor a tocá-las e a perceber um novo e fascinante universo. Ilustrações em relevo nos permitem experimentar várias texturas e nos desafia a recriar as cores, a pensar no cheiro, no som ou no sabor que cada uma delas pode ter. Um livro que nos lembra que há sempre mais do que vemos e que devemos sempre estar atentos para redescobrir a beleza oferecida por todos os nossos sentidos.




Conheci esse livro por meio da professora de sala de leitura do meu irmão e que também foi minha professora (maravilhosa por sinal) e desde já deixo por aqui meus agradecimentos a ela: obrigada por tudo Andréa 💕. Esse livro me instigou pelo título e pelas páginas e ilustrações que são todas na cor preta, mas depois que li para meu irmão, compreendi toda a proposta do livro e vi que fez total sentido cada detalhe. Narrado por um narrador observador, esse livro conta a história de como Tomás caracteriza as cores por meio de plantas, objetos, sabores e características climáticas, dabdo a sua visão de como enxerga as cores, mesmo sem enxergar com os olhos. Por isso o livro se chama "O livro negro das cores", pois a proposta foi apresentar as cores para as crianças no ponto de vista de uma criança cega, que não enxerga com os olhos, mas tem uma percepção de mundo ao utilizar seu olfato e tato para "enxergar". Nesse sentido, para mim esse livro foi para mim muito lindo e profundo e me deu uma visão de como uma criança cega pode perceber determinadas cores.




Esse livro é maravilhoso e verdadeiramente fiquei encantada com a temática que apresentou e com as crianças ele é ótimo para se trabalhar o respeito às diferenças e as adaptações que uma pessoa cega tem em seu dia a dia. Fora isso, dá para mostrar para os pequenos que as pessoas cegas são independentes, quebrando o tabu de que elas precisam de ajuda para tudo e que não entendem o mundo a sua volta. Outro ponto legal para se trabalhar com elas é o Braille, não no sentido de ensinar propriamente dito o Braille, pois para quem não conhece ele é bem complicado, mas dá para conversar com as crianças o que é e a importância do braille.

Se gostou desse post e quer ver mais indicações de livros infantis por aqui deixe nos comentários ou me manda no instagram @1livronabagagem que trago mais conteúdos assim. Mande esse post para seu amigo(a) professor(a) da educação infantil/ dos primeiros anos do ensino fundamental ou para pessoas que querem introduzir a leitura na vida das crianças (que é bom introduzir desde cedo😉).

Se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog.

Beijos e até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário