domingo, 30 de janeiro de 2022

Resenha do livro O Homem Mais Inteligente da História



Esse livro mudou a minha vida, de verdade! O livro "O Homem Mais Inteligente da História" do autor, psiquiatra, cientista e pesquisador Augusto Cury é um livro que retratou um estudo sobre a mente de Jesus Cristo, mas esse livro vai além da religião, esse é daqueles livros que te fazem pensar sobre quem foi esse líder que mudou a história do mundo analisando seu aspecto psicológico. Abordando de forma romantizada, o livro irá contar a história de um psiquiatra ateu que passou por grandes problemas e que teve esse desafio de pesquisar a mente de Jesus. Irei te contar todas as impressões que tive na resenha.





Número de páginas: 272
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:👨‍⚕️❤👩‍⚕️😱💥💔⏳⌛👨‍⚕️📝👨‍🦰🧔👱‍♂️👱‍♀️🖥💻💥😱❤
Gênero: Romance / Autoajuda
Onde Comprar: Amazon




Sinopse: A épica jornada de Marco Polo, um cientista ateu, para desvendar a fascinante mente de Jesus

"O psiquiatra Marco Polo é um cientista respeitadíssimo, especialista no funcionamento da mente e autor do primeiro programa mundial de gestão da emoção.

Quando vai a Jerusalém participar de uma reunião na ONU, é desafiado a estudar a inteligência do homem mais famoso da história: Jesus. Mas ele é um dos maiores ateus da atualidade e se recusa a fazê-lo. Todavia, a plateia de intelectuais o instiga a realizar essa empreitada.

Depois de muita resistência, Marco Polo aceita o desafio. Monta uma mesa-redonda composta de brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus sob os ângulos da ciência e não da religião. Ele parte em uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em ter autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, libertar sua criatividade, contemplar o belo e formar pensadores.

Marco Polo esperava encontrar um homem comum, sem grandes habilidades intelectuais, mas pouco a pouco fica abalado e conclui que a mente do personagem mais conhecido da humanidade permanece um mistério, inclusive para os bilhões de pessoas que o admiram. Tanto as universidades como as religiões falharam em não estudar o homem mais inteligente da história.

Este romance é uma obra vital para a minha carreira. Fruto de 15 anos de estudos e pesquisas, é o primeiro volume de uma coleção que vai abalar nossas convicções."

Dr. Augusto Cury, Jerusalém



"Quem ama sem riscos, ama sem glórias"

Esse livro é simplesmente maravilhoso e não aborda sobre nenhuma religião em específico, ele é mais um livro para analisar "fora da caixinha" quem foi Jesus no aspecto psicológico. Eu sou evangélica e esse livro eu conhecia por capa a bastante tempo, mas só ano passado que fui parar para ler por uma amiga que falou super bem desse livro e me emprestou para ler. Quando vi ele fiquei meio receosa de ler pelo fato de achar que focaria em alguma religião e meio que falaria de Jesus em aspectos que talvez fosse de contraponto ao que acredito, mas pelo contrário, esse livro abriu minha mente para tantos aspectos que não percebia, que de verdade, foi uma experiência incrível e já comprei até o segundo livro para continuar a entender mais de Jesus segundo a psicologia.


O livro conta a história de Marco Polo, um ateu que é psiquiatra e cientista renomado, com trabalhos apresentados na ONU e em outros locais de destaque. Marco foi desafiado logo no começo do livro por uma pessoa importante em sua vida a pesquisar sobre Jesus, mas por ser ateu, ele negou. Passando por algumas situações difíceis e tristes para ele, que mexeram com seu psicológico e com seu físico, novamente ele foi desafiado por outra pessoa a pesquisar sobre Jesus e ele aceitou o desafio para somente pesquisar de modo científico e criterioso os aspectos psicológicos e a inteligência dele, sem focar nas questões de fé.

A proposta de análise de Marco Polo pretendeu analisar as seguintes habilidades para ver se Jesus Cristo as tinha e como que ele se portava em determinados momentos de estresse:


• Habilidades de gestão e emoção;

• Capacidade de filtrar estímulos estressantes;

• Competência para debelar focos de tensão e se reinventar no caos;

• Capacidade para libertar seu imaginário e desenvolver a criatividade;

• Resiliência e limiar para suportar frustrações;

• Prazer sustentável e capacidade de contemplar o belo;

• Capacidade de pensar antes de reagir e autocontrole;

• Capacidade de ser empático e de construir pontes interpessoais;

• Habilidade de formar pensadores e mentes brilhantes;

• Capacidade de ser autor da própria história e consciência crítica.


Ele junto com sua assistente promoveu uma mesa de debate, com dois lideres religiosos formados em teologia de um lado e ele e seu amigo Michael, que eram pesquisadores e ateus do outro lado e sua assistente mediando a mesa. Debatendo sobre o assunto sem envolver questões religiosas, os cinco irão ao longo dos debates ficarem de frente com seus próprios medos e angústias e irão debater sobre temas importantes e necessários para todos nós como depressão, ansiedade e outros assuntos que nos afetam nesses tempos em que tudo é tão acelerado. Com isso o autor nos convida a pensar no nosso interior, com ensinamentos a respeito de como Jesus se portou diante de determinado aspecto, nos fazendo mergulhar mais fundo na história de Jesus, Maria e Lucas, um dos que escreveram sobre Jesus na Bíblia Sagrada.



Livro nota mil, amei cada detalhe dele e me senti dentro de toda a história do começo ao fim. Aprendi muita coisa que não tinha parado para prestar atenção a respeito de Jesus e aprendi sobre mim mesma, vendo aspectos da minha vida que preciso melhorar. Esse livro é completo e mudou de verdade a forma que enxergo o mundo. Uma das principais mensagem que tirei dessa leitura foi a respeito da importância de buscarmos conhecer mais das coisas na sua profundidade e de buscarmos conhecer outros pontos de vista para além da nossa bolha.

Se você gostou desse post, mande para todos os seus amigos e se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog.

Beijos e até o próximo post
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário