domingo, 15 de janeiro de 2023

Criando o hábito da leitura em 2023



Aqui no blog comecei uma nova série de postagens referentes ao tema: "Criando o hábito de leitura" para ajudar a você que quer criar o hábito de ler a desenvolver esse hábito, afinal 2023 vai ser o ano que você lerá mais livros. E dando continuidade ao tema, hoje veremos sobre "como criar o hábito de leitura?". Esse post é para você que já sabe o gênero literário que quer ler, mas quer definir um hábito de leitura. Nesse post eu vou contar a minha experiência e espero ajudar a você a ler mais em 2023. Me mande sugestões e ou dúvidas sobre hábitos de leitura nos comentários.





Começar um hábito é algo que exige certa disciplina porque é necessário adaptar o corpo a uma nova rotina. Fora a disciplina, para manter um hábito a persistência e a perseverança são necessárias para alcançar nossos objetivos, pois o cansaço e a desmotivação batem a porta quando estamos iniciando um novo hábito. Para que nosso corpo se adapte conforme a University College de Londres, são necessários cerca de 66 dias para que nosso corpo entenda o hábito que queremos incorporar em nossa rotina. 

E falando de leitura, para mim no começo foi complicado porque eu não sabia o que eu gostava de ler, então até engrenar em uma leitura foi difícil. E assim eu vou te falar como que eu desenvolvi o hábito de leitura e o que eu vou te passar funcionou comigo e espero que funcione com você.

Quero deixar clado que não estarei ao longo dessa série dando fórmulas concretas, mas estarei te mostrando o caminho que achei e quero te dizer que existem várias maneiras, mas essa foi a que deu certo comigo. Bom vamos ao que fiz para criar esse hábito.


Entender o que você gosta de assistir

Fiz uma postagem só falando sobre isso e se você ainda não leu e não sabe seu gênero favorito, vou deixar o link aqui. Te recomendo a ler o post primeiro e depois voltar aqui, mas sabendo o que gosta de ler já facilita 50% na criação do hábito.


Definir objetivo

Com seu gênero definido, agora é hora de criar metas e você precisa definir quais autores e livros você pretende ler por mês ou ano. Eu fiz um post falando minhas 12 metas de leitura e vou deixar aqui para te inspirar. Mas acho bacana definir objetivos porque comigo me deixa motivada a ler para cumprir aquele objetivo sabe.


Escolher um tempo e espaço de leitura

Nem sempre temos tempos para ler, mas para você criar esse hábito é preciso refletir em qual momento dá para encaixar a leitura. Você pode dormir 15 minutos mais tarde, acordar 15 mais cedo, ler no transporte, ler na hora do almoço, ler numa fila do banco, enfim, você precisará ver em qual tempo do seu dia dá para fazer esse arranjo. 

Eu por exemplo defini o meu trajeto e antes de dormir como horários propícios para a leitura e leio no metrô em pé mesmo (acredite funciona comigo) e gosto de ler deitada antes de dormir e tem dia que leio no celular mesmo com o aplicativo do kindle e tem dia que uso o kindle. Tudo depende do dia e da preguiça da minha parte kkkk



Falar com alguém sobre as leituras e trocar figurinhas


Algo que funcionou super comigo foi tanto falar com minhas amigas leitoras sobre leituras, como criar o blog. Com o blog eu acabo tendo que ler para criar conteúdo para vocês e isso super funcionou comigo. Fora que minhas amigas lêem mais do que eu, então elas vivem me recomendando livros pra ler e temos essa troca de leituras até mesmo no meu outro blog que faço com elas (ig: @literaloucas).



Bom essas foram algumas dicas, se desejarem trago a parte dois desse post com mais dicas que fiz.

Beijos e amanhã tem mais, não esqueça de conferir a postagem de ontem.
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário