segunda-feira, 3 de maio de 2021

Resenha do livro Antes de Dormir (Semana Post todo o dia #2)


Preparem-se para um livro surpreendente e confesso que não estava esperando por todo o impacto que ele me causou. Essa é uma história forte e que traz uma mensagem muito importante para todos e de verdade, esse livro tem gatilhos então leia quando você estiver mais tranquila psicologicamente. Apesar de ter sido uma surpresa para mim a reviravolta que a história deu e apesar de eu particularmente não estar muito preparada para ler livros com essa temática, o livro me proporcionou uma experiência inimaginável e a história sem dúvidas é muito bem escrita e estruturada. Conheci esse livro no lançamento de outro livro da editora “A Paciente Silenciosa” (livro imperdível e que tem a resenha aqui no blog, vou deixar o link aqui) quando, a editora postou nas redes sociais indicando essa leitura para quem amou o lançamento em questão e eu logo adquiri o livro pelo kindle na época, mas por alguma razão, só fui ler um ano depois kkk enfim, mas acredito se e estivesse lido antes não teria sentido tudo o que senti e não teria me envolvido tanto com a história da protagonista. Venha conferir a resenha completa desse livro imperdível.




Número de páginas: 400
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji: 👩👀❓👩🏕👨📖✏👨‍⚕️🤝👀🧠🚫💥💔🤯
Gênero: Thriller Psicológico
Onde Comprar: Amazon


Sinopse: O livro que originou o filme estrelado por Nicole Kidman.


Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma aliança no dedo. Sua primeira reação é pensar que se envolveu com um homem casado na noite anterior. Enquanto se esforça para lembrar o que aconteceu, pensando numa provável esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar.
Então o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, sua memória se apaga sempre que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a recuperar suas lembranças. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro palavras assustadoras: “Não confie em Ben”. E passa a se perguntar… Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?
Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós.


Nesse livro teremos a história de Christine, uma mulher na faixa dos quarenta e poucos anos que sofre de Amnésia e no caso dela, a mesma se recordava de alguns eventos do seu passado quando jovem de forma aleatória, mas do seu presente ela não se recordava de nada e sempre que dormia, ela acordava sem a memória do que viveu tanto do dia anterior, como de praticamente vinte anos atrás. Com isso, ela sempre acorda estranhando estar numa casa que não é a da mãe dela, estar em uma cama com um homem que no caso é o marido dela e não se recorda do acidente que lhe causou isso, de como se casou, sua vida de casada e nem de seu corpo atual. Enfim, ela vive um dia de cada vez e sempre que acorda é como se tudo fosse uma novidade.



“O rosto que vejo me olhando de volta não é o meu. O cabelo não tem o volume e está bem mais curto do que costumo usar...”.


“Não sei onde estou, nem como vim parar aqui. Não sei como vou fazer para voltar para casa.”



Ben, o marido de Christine todos os dias quando ela desperta lhe conta sempre à mesma história, lhe dizendo quem ele é, onde eles estão e como eles se conheceram. Mas, sempre que ele saia pra trabalhar, ela recebia uma ligação de um neuropsicólogo, o Dr. Nash, que todos os dias lhe dizia que estava fazendo um tratamento com ela para que a mesma recupere a memória e que o seu marido não pode saber desse tratamento. O tratamento em questão consiste em a mesma escrever seus dias em um caderno e todos os dias ela o ler para ver se consegue se lembrar do que viveu no dia anterior, fora isso, o doutor a leva para os lugares em que já viveu no passado para ver se ela recorda.

Mas com o tempo, Christine vai começar a estranhar a forma como seu marido parece que não deseja que ela se recupere, como se ele estivesse se conformado com a sua situação, de tal modo, ela percebeu que ele acabava por lhe contar muitas mentiras, como se quisesse lhe afastar das pessoas. A história é narrada em primeira pessoa no ponto de vista de Christine e conforme os capítulos vamos conhecendo um pouco da história dela junto com a protagonista. A história começa no presente e volta ao passado para explicar um pouco o ponto de vista de Christine e suas descobertas com suas anotações e depois retorna ao presente para mostrar como se desenrolou toda a situação.



“Tudo o que quero é me sentir normal. Poder viver como todas as outras pessoas, construir experiências em cima de experiências...”



Bom, o porto central desse livro é entender quem está mentindo: seria o Ben? o médico? a amiga que ela irá reencontrar? Todos de certo modo acabam por esconder segredos dela e até ela mesma. Enfim, algo que achei muito interessante foi perceber que mesmo ela não se lembrando de nada de praticamente vinte anos de sua vida, seu corpo lhe dava sinais, mas ela acabava por não entender o que seu corpo lhe dizia (quando você ler entenderá o que estou dizendo). Esse livro foi surpreendente, a reviravolta que ele dá é de cair o queixo, e de verdade eu não estava esperando por isso.


O livro aborda sobre uma doença séria, triste e que muitas pessoas acabam passando e nem consigo imaginar como é para uma pessoa não se lembrar do passado, não recordar das pessoas que amam e não ter rumo. Outro ponto marcante para mim foi a questão da verdade, pois o livro a todo o momento salienta para a importância de se verdadeiro com as pessoas e trago para vocês essa reflexão: Vale a pena fingir ser uma pessoa e depois ser outra? Vale a pena sofrer fingindo ser o que não é por alguém? Mais vale desde sempre em todos os nossos relacionamentos sociais mostrarmos o que realmente somos e cultivarmos o que realmente merecemos. Bom queria falar muita coisa por aqui, mas sei que se falar vou dar spoiler do livro, então encerro essa resenha deixando vocês na curiosidade sobre os seguintes pontos: Ela sofreu realmente um acidente (que no caso foi falado que era de carro e isso tinha a deixado sem suas memórias) ? A quem ela deve confiar? Será que ela vai recuperar a memória?



Recomendo muito a leitura e depois venha me contar suas impressões. Ah e se você viu o filme conte aqui também suas impressões. E se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você ajuda o blog.

Beijos e até amanhã que vai ter um post imperdível por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário