sábado, 3 de julho de 2021

Perguntas e Respostas: Você Sabe o que é Poesia Slam?


A arte pode revolucinar o mundo! O poder das palavras também. E o poder das palavras mudam vidas, maneiras de viver, posicionamentos, nos fazem refletir sobre diferentes vivências e ter empatia por diferentes culturas. Ler é conhecer novos mundos e explorar conteúdos antes desconhecidos e na postagem de hoje irei trazer mais um perguntas e respostas e o tema de hoje é poesia slam, você sabe o que é? Venha conferir que nesse post irei te contar um pouco sobre.




O slam surgiu em Chicago, Estados Unidos, nos anos 1980 e chegou ao Brasil vinte anos depois e é definido por batalhas de poesias autorais feitas com total liberdade e sem às comuns regras criadas para desenvolver esse gênero literário. Desse modo, com mais liberdade e com versos livres, os artistas podem utilizar variados temas de seus interesses para expor seus pensamentos sem julgamentos e como forma de resistência, crítica ou luta por mudança. Dentre os temas que podem ser explorados, posso destacar alguns como: a dor, o amor, o racismo, a perda, o feminismo, o desemprego, dentre outros.

Com vista a mostrar a insatisfação, resistência ou a luta por melhores condições, as poesias slam além de inpulsionar o empoderamento individual, apresenta um espaço para ouvir às multiplas vozes que em grande parte não são ouvidas pela sociedade e também é uma ferramenta de organização política coletiva. As batalhas de poesias slam ocorrem de maneira semelhante ao dos saraus, só que com algumas regras como às poesias que devem ser autorais, sem figurinos ou algum tipo de cenário e com cinco jurados escolhidos da platéia de forma aleatória que darão nota aos competidores. Os artistas desse gênero são conhecidos como slammers e nessas competições vence aquele que alcançar a maior nota dentre os participantes. Vale destacar que esses eventos não acontecem apenas em lugares fechados e podem ser desenvolvidos em locais públicos.

Um exemplo de poesia slam que deixarei abaixo para vocês conhecerem é um trecho que tirei do site "Extra Classe" e a autora é a Juliana Luise , vou deixar o link do site aqui para vocês conferirem mais sobre o assunto se tiverem interesse. Bom, vamos ao exemplo de poesia slam:

“Trabalhar pra caramba

Sem poder se aposentar

Vejo seres humanos gritando por salvação

Outros sentados, comendo bicho morto em frente à televisão

(…)

Não se engana com a falsa liberdade

Te vendem ilusão

Na livre espontânea vontade

Você compra, consome, e a tristeza que vem pronta

Seu remédio matinal te deixa o dia inteiro tonta

É que o nível de raiva essa hora já passou da conta”


Bom gente, espero que tenham gostado do post, fiz algo bem rapidinho a respeito do tema e se quiserem aprofundar, visitem o site extra classe que deixei acima que o post deles está incrível também. Te convido a conferir os outros posts do blog e mande esse post para um amigo ou amiga que acredita no poder das palavras.

Beijos e até o próximo post

2 comentários:

  1. Ahh que legal não conhecia o conceito de poesia slam.

    Sabrina (IG: @bibliogemeas)
    www.expressoid.blogspot.com

    ResponderExcluir