segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Resenha do livro Para você que ainda é romântico



Minha segunda leitura do ano foi do livro" Para você que ainda é romântico" do autor Victor Fernandes. Esse é o terceiro livro da trilogia e reúne crônicas sobre o amor com importantes reflexões que dialogam com a sociedade.





Número de páginas: 176
Avaliação:🌟🌟🌟🌟🌟 5 de 5
Representando o livro por emoji:❤️💕🥰
Gênero: Crônicas
Sentimento ao ler: reflexiva
Onde comprar: Amazon



Sinopse: Sabe, eu poderia ter ficado mais frio e perdido essa minha habilidade de ver beleza nas coisas simples e emitir calor através do meu coração. A vida poderia ter me endurecido. Eu poderia ter perdido as cores bonitas que existem em mim. Não seria surpreendente se eu ficasse mais fechado, menos amigável, mais difícil de conviver. Pô, eu tinha motivos suficientes para isso. Juro que ninguém estranharia se me visse assim. As decepções poderiam ter me colocado dentro de uma concha, poderiam ter feito com que eu criasse uma muralha da China, ao meu redor, poderiam ter tirado a minha fé na vida, no amor, nas possibilidades de sorrir e de ser feliz. Elas teriam força para tal façanha. Mas não conseguiram. Não conseguiram porque algo dentro de mim sempre me sacode e me faz proteger com unhas e dentes as partes bonitas que moram em meu ser. Tem alguma força mágica e inexplicável que me faz acordar, depois de dias de tempestade, disposto a ser melhor, e não a ser pior.





"O mundo precisa de clichês. De um pouco mais de comédias românticas sendo colocadas em prática no mundo real. De amores intensos e verdadeiros, mesmo que não durem. Amores reais e imperfeitos. Amores que são grandes amores, mesmo que depois virem lembrança e carinho. Amores, meu bem, amores."


Estava eu procurando uma leitura para ler nesse mês reflexiva, que me despertasse algum posicionamento e estive durante esse tempo pensando sobre o amor e no quão ele tem se esfriado. Nisso, estava eu navegando pelas opções do kindle unlimited e encontrei os livros desse autor e gostei bastante da capa desse livro, por isso escolhi ele para ler kkkkk Esse autor trouxe, por meio de uma trilogia, reflexões a respeito de temas de relevância para a nossa vida, temas que despertassem algo dentro de nós e observo que sua escrita vêm de modo a nos incomodar sobre o que fazemos, como fazemos e o que podemos mudar. Sua trilogia é composta pelos seguintes livros:

1- Para você que teve um dia ruim
2- Para você que sente demais
3- Para você que ainda é romântico

E o terceiro livro falará para os românticos, temos românticos aqui? Eu sou uma pessoa que me simpatizo com a causa hahah. Esse livro inicia falando sobre o que é o amor e vai destrinchando o significado desse sentimento tão complexo, entrando nas nuances e traumas que o amor desencadeia e levantando questionamentos para nos fazer pensar no que realmente é amar.


"Caminho leve. Leve por ter sido sempre fiel ao que meu coração pediu para ser feito. Leve por ter mantido minha essência intacta. Leve por não ter traído meus valores. Leve por ter tentado fazer o bem, mesmo que de vez em quando eu não tenha conseguido. Leve, porque eu sei que o amor que dei um dia me encontra."

“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, disse Caetano, e concordo plenamente. E, por concordar, te liberto das minhas expectativas, dos meus planos, das minhas vontades. Você não existe para me satisfazer, você não tem obrigação de corresponder a mim, você não tem que agir do jeito que eu agiria, por mais que eu queira isso."

O livro levanta a bandeira de que o amor não é perfeito e que amar é necessário, temos que ter amor por nós, pelo próximo e pela história das pessoas. Não existem pessoas perfeitas (perfeito só Deus) e devemos pensar nisso quando nos relacionarmos, para não criarmos expectativas no outro, nem o coloquemos no pedestal. Vale destacar também um fato citado no livro a respeito de que o amor pode acabar, não tem aquela garantia para sempre, acontece! É preciso viver intensamente cada fase e entender que não somos donos de ninguém.

"Chego sendo eu, porque todas às vezes que mudei para conquistar alguém, me afastei de mim, me perdi, fiquei desnorteado, ora, toda vez que mudamos para fazer alguém gostar de nós, é um pedaço de nossa essência que é quebrado"

Termino a resenha falando com você a respeito da importância de ser você mesmo em um relacionamento. Pensa comigo: você está buscando namorar para viver com a pessoa certo? Vai mentir para quê? Por favor! Pensa! Do que adianta inventar coisas irreais? Vai valer a pena mudar a sua essência só para mudar status de relacionamento? Pensa numa coisa: você vai fingir até quando? E como vai ser para você quando você quiser ser você mesmo? Você vai sofrer muito estando ao lado de uma pessoa diferente de você. Seja você mesmo que a pessoa certa irá te encontrar.
Que busquemos ser mais verdadeiros com o outro e conosco. Faça isso por você por favor.

Se gostou desse post mande para um amigo ou amiga romântico (a). E se for comprar o livro compre pelo meu link, além de não ter nenhum acréscimo no valor da compra você estará ajudando o blog a trazer conteúdos sempre diversificados para vocês.

Confira também os outros posts do blog
Beijos,
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário