quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A importância da leitura para as crianças



Oi gente, esse post é um dos que mais gostei de fazer e que me despertou inúmeras memórias de infância. Hoje falarei sobre "A importância da leitura para as crianças" e quando criança fui muito estimulada pela minha mãe e pela minha professora e amiga que me deu aula no primário (beijos Andréa) e vejo o quanto a literatura mudou a minha vida. A partir dessas experiências incentivo meus irmãos a lerem e só de ver meu irmão com um livro na mão e criando histórias é a coisa mais incrível do mundo. Nesse post eu vou dar dicas de como que funcionou comigo na época e como funcionou com meus irmão e espero incentivar a você a compartilhar livros com as crianças.





A leitura mudou a minha vida, tanto por hoje eu estar aqui e ter descoberto o meu amor pela literatura (em breve contarei novidades a respeito disso), como ela me ajudou num dos momentos mais difíceis da minha vida, que foi no período de pandemia, que além de estar com medo do estado atual do mundo e por questões que eu estou passando em casa, além de utilizar a leitura como escape, eu me descobri poeta e passei a passar para o papel tudo o que estava sentindo (inclusive faço isso ainda hoje e é libertador). Se vocês quiserem posso fazer um post falando mais sobre isso.

Mas nesse post irei conversar com vocês a respeito da importância da leitura para as crianças. Quando eu era pequena, minha família não tinha dinheiro para comprar livros, aqui em casa só tinha um livro impresso que era "O menino maluquinho do Ziraldo" e me lembro de ficar lendo e relendo ele. Quando fui para a escola, uma das aulas que sempre tive foi a de sala de leitura e tive uma professora que foi a Andréa, que sempre me incentivou a pegar livros lá e sempre fez inúmeros projetos literários. Isso me fez amar os livros e desde então, sempre que tive a oportunidade estava lendo algo. Hoje eu compro os livros que desejo ler e compro livros para meus irmãos para dar-lhes opções de leituras conforme os gostos deles.

Por experiência própria posso dizer que a leitura mudou a minha vida, porque ler é libertador e nos abre a visão para muitos aspectos, e para as crianças isso é muito importante, porque mostra para elas, desde cedo, a ter empatia pelo outro, fora que estimula a imaginação, melhora a concentração, desenvolve um melhor entendimento das emoções, fortalecendo sua identidade e desenvolvendo a linguagem e a escrita.

Fora isso, incentivar a leitura para a criança possibilita ter um tempo de qualidade ao lado dela, porque começamos esse hábito com os pequenos ao lermos para eles e isso marca muito uma criança. Eu recentemente como meu irmão ama os livros "O diário de um banana" (só para contextualizar, meu irmão tem oito anos) fiz uma contação de história desse livro com ele e dividi a leitura em três dias e ele ficava ansioso pelos próximos capítulos e hoje ele já está lendo frases e o vejo de vez em quando  pegando um livro para ler (embora ele diga para mim que não é leitor kkkk).


Mas e quando você não tem dinheiro para comprar livros?


Sei como é isso, mas graças a Deus hoje em dia tem pessoas que pensam nessas pessoas, eu passei por isso, porém se você está passando por isso e não tem como comprar livros infantis vou te dar uma dica. O banco Itaú tem um projeto bem legal chamado "leia para uma criança" e buscando esse nome no Google você vai para o site e pode adquirir livros em ebook infantis para ler para uma criança. Eles também dão livros físicos, ano passado eu não vi, mas nos outros anos eles deram e são livros muito bons. Se tiver esse ano eu aviso a vocês, mas me seguem lá no Instagram para não perder essa chance (@1livronabagagem).

Bom gente esse foi o post, se gostarem posso trazer um próximo falando sobre como incentivar o hábito da leitura para as crianças

Amanhã terá mais postagem por aqui, não perca e veja a postagem de ontem

Beijos,

Erika Fiuza

2 comentários:

  1. É claro que eu iria comentar esse post!
    Minha querida, primeiro quero agradecer o carinho com que lembrou de nossas aulas lá atrás. Sempre fui à favor de que todos tivessem mais aulas de leitura, mediação, professores leitores de verdade (não se pode incentivar de verdade aquilo que não se pretica) e para isso, temos que trabalhar de fato a questão da importância da leitura.
    Ter uma aluna aplicada, responsável e esforçada como você, faz a gente querer sempre dar o nosso melhor.
    Tudo o que você falou é o que de fato acredito e vi muitas vezes dar resultado. Costumo dizer que a leitura forma, informa e transforma. É essa a importância de formarmos leitores desde a primeira infância. Precisamos mostrar caminhos transformadores a cada ser em desenvolvimento e, tenho certeza que o que você vivenciou será exemplo para muitos. Você é diamante e sou muito orgulhosa por ter feito parte de um pedacinho da sua vida.
    Ah, já ia me esquecendo, além das suas dicas, uma outra sugestão é o leitor procurar a biblioteca do seu bairro. Com certeza fará excelentes viagens a cada livro retirado da estante!
    Beijo no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei real kkkk obrigada pelas palavras❤ você é uma professora e pessoa maravilhosa e agradeço muito por suas aulas que mudaram a minha vida e me fizeram perceber que eu posso buscar conquistar coisas novas e coisas até mesmo que não tive na infância. Enfim, obrigada por tudo ❤

      Excluir