quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Qual o destino dos segundos filhos dos lordes?


Hoje darei continuidade a nossa série aqui do blog titulada por" Para ler Romance de Época". Para quem ainda não sabe, aqui no blog tem essa série de postagens com esse título para te apresentar um pouco do contexto do século XIX para que você ao ler um livro de Época ou assista uma série da temática entenda melhor o contexto. E o assunto de hoje é sobre "Qual o destino dos segundos filhos dos lordes", afinal, se o primeiro filho herdava um título, o que acontecia com o segundo ou terceiro filho? Nesse post eu vou te explicar a respeito.




Bom, não sou a maior conhecedora do tema, na verdade, falar desse tema é uma descoberta para mim também, porque esse tema eu não tinha, até agora, pensado em falar. O que vou trazer para vocês é em respeito ao que entendi após ler alguns textos a respeito. Se você achar que faltou algo em minha explicação, pode usar os comentários para complementá-la.

A primeira coisa que precisa estar clara em nossa mente é a de que nem todo homem/mulher chamado de nobre tem necessariamente algum título de nobreza, pois se for analisar na história real, a maioria dos nobres não tinha títulos. Para pensar a questão dos segundos filhos dos nobres deve-se ter em mente que eles podem ou não ter títulos.

Em um feudo, a maneira mais comum de ser organizada a distribuição de títulos era a chamada “primogenitura cognática” (desenvolvido em países como Inglaterra, na maior parte da França, Itália e Península ibérica) nada mais é do que dar ao filho mais velho o título. Caso fosse a filha mais velha, em algumas culturas o costume era dar o título ou ao marido dela se fosse casada ou a um primo (como antigamente era cruel para as mulheres😭).

Um outra organização de distribuição de títulos era chamada“primogenitura agnática” (desenvolvido na Alemanha, partes da Itália e no norte da Europa Oriental) : e nesse nem o marido da filha primogênita teria direito, já que esse "esquema" era organizado apenas aos filhos homens. Quando ocorresse uma fatalidade ao filho primogênito, o título passava para seu irmão e se ele morresse, ao sobrinho. Caso não tivesse sobrinho e o dono do título tivesse uma filha, o título passava para o filho mais velho dela.

Mas pensar de modo geral nos segundos filhos dos lordes poderia acontecer essa passagem de títulos como falei anteriormente ou no caso, poderia acontecer deles ganharem ou comprarem um título nobiliárquico, que eram títulos menores concedidos desde a Antiguidade para que pessoas pudessem fazer parte da nobreza. Desenvolver atividades no exército também poderia ser feito pelos segundos filhos para conseguir algum status, mas como iniciei nesse post falando, muitos nem tinham títulos, mas por serem filhos de lordes, faziam parte da nobreza.

Bom, espero que vocês tenham gostado do post e te convido a conferir o post de ontem e aguardar o post de amanhã que estou fazendo com muito carinho para você.

Beijos e até amanhã
Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário