quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Contando sobre o processo de publicação do meu livro "É Primavera"



Volteeeei❤ peço desculpas pelo tempo que estive longe de vocês e estava morrendo de saudades. Estou de volta e com novidades: agora eu sou autora🌟 Publiquei ao longo desses meses meus poemas em algumas antologias e na postagem de hoje irei conversar com vocês a respeito da publicação do meu poema "A Essência das Flores" na Antologia linda chamada "É Primavera" da Editora Lura. Nesse post contarei em detalhes como que foi todo esse processo e como que dei esse passo para a escrita.



Como é bom estar de volta e estava com muitas saudades de publicar aqui para vocês. Durante os meses que estive longe estava cheia de trabalho e não estava nem lendo nada, nem conseguindo parar para escrever. Agora após a Bienal estou tentando me organizar e espero voltar a postar com regularidade para vocês, então aguardem que em breve terão muitas novidades.

Bom, nesse post quero falar e encorajar você a respeito da escrita. Pensar sobre a escrita durante muito tempo foi difícil para mim, até porque eu não me via capaz de escrever e nem gosto do que escrevo, mas tudo mudou quando mesmo eu tendo essas impressões sobre meus textos, resolvi arriscar e mandar meu poema para uma editora. E como resultado dessa tentativa, hoje posso felizmente dizer que tive um livro lançado na Bienal do livro no Rio de Janeiro, em uma edição histórica de 40 anos de Bienal. 

Lançar uma antologia é muito gratificante e eu recomendo muito começar a escrever em uma antologia. É muito bacana ver seu texto junto com outros autores talentosos e que também, assim como você, está começando a trilhar esse caminho na escrita. Amei demais essa oportunidade e conheci alguns dos autores que também lançaram na mesma antologia e é muito bom ter essa interação. 

A respeito da escrita, eu escrevo desde 2019 poemas em um caderno e escrevo somente quando sinto meus sentimentos muito aflorados kkk a maioria dos meus poemas são de indignação com alguma característica minha ou de algo que aconteceu em minha vida. Gosto de escrever quando um sentimento está muito intenso dentro de mim e ao colocar para fora em um poema me sinto mais leve.

Tenho esse hábito de escrever em um caderno desde a faculdade, em que fiz uma eletiva em que montamos o "Caderno do Artista", um caderno em que a professora nos orientou a colocar tudo o que nos inspirou ou que nos encanta no mundo de acordo com nosso olhar. A partir desse caderno, decidi trazer essa ideia para a minha vida e tenho até hoje um caderno em que eu coloco tudo o que sinto, mas em forma de poemas e isso tem me ajudado muito a entender meus sentimentos e entender as pessoas.

A oportunidade de publicar apareceu no Instagram. Sério mesmo! Eu estava descendo os posts do Instagram e apareceu uma propaganda paga da Editora Lura falando a respeito da convocação para participar dessa antologia. Li o edital e decidi mandar um dos meus poemas para eles só para testar. E acredite eu achei que não ia passar, mas fui surpreendida quando eu recebi o email com a aprovação do meu poema.

O poema "A Essência das Flores" eu escrevi em um momento da minha vida em que eu estava perdida kkk eu não estava me reconhecendo e parecia que a pessoa que eu era estava copiando outras pessoas e não sendo a essência que eu era quando mais nova. Após perceber que eu não estava me reconhecendo, eu comecei a minha busca por resgatar a minha essência perdida e falo sobre isso no poema e a importância de darmos esse passo.



Pegar o livro na mão foi um momento emocionante e fiquei super feliz de ver meu nome lá. Sério não tem preço e a sensação é ótima e espero com esse poema despertar as pessoas a respeito de buscarem ser quem elas realmente são e não se moldarem aos padrões pré-estabelecidos. Eu por muito tempo me moldei a eles e estou buscando me libertar a cada dia disso e encorajo a você a pensar a forma em que você tem vivido e se sua essência continua em você (espero que sim).

A Editora Lura é super receptiva e eles fazem os livros com muito capricho. O atendimento deles é muito claro e vale a pena lançar com eles. Eles estão lançando bastante antologia, então fiquem ligados no Instagram da editora e se tiverem oportunidade participem dos processos deles, quem sabe você não pode ser o próximo a ser publicado. Ah se for me conta viu




Já publicou algum livro? Me conta nos comentários que quero conhecer seu trabalho e te convido a conhecer o meu. Passa lá no site da editora e adquira o livro "É Primavera ". Ah e me conta depois o que achou do meu poema.




Beijos e até o próximo post

Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário