segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Resenha do livro A Marquesa


Oie gente😻 no post de hoje teremos a resenha do livro A Marquesa da Nahra Mestre. Se você está procurando por uma história rapidinha de ler e que deixa no final com um quentinho no coração, você precisa ler esse livro e conhecer as outras histórias da autora😻 Com uma história bem envolvente, A Marquesa falou comigo de modo muito marcante e reflexivo. Bora conferir a resenha? #Recomendo #NovembrodeÉpoca





Número de páginas: 203
Avaliação:🌟🌟🌟🌟 4 de 5

Um fato interessante desse romance de época são os detalhes, a autora pensou em cada cantinho da história e e cada costume abordado. Nela conheceremos a Sarah Granville que foi prometida desde os 13 anos a se casar com seu primo Thomas Hervey, oito anos mais velho, futuro parlamentar e marquês (Um fato a ser observado é que esse acordo de casamento não foi feito baseado na escolha dos dois, um costume bem comum naquela época). Com isso, mesmo estando submetida a essa realidade cruel da não decisão de escolha de seu futuro marido, nossa protagonista agiu de uma maneira nada convencional: ao invés de se lamentar, ela se preparou para esse casamento com o objetivo de se tornar a marquesa perfeita (até porque ela até estava gostando da ideia de se casar com ele, pois estava apaixonada pelo primo). 


"(...) enquanto caminhava pelo corredor, observava a ponta dos sapatos tocarem a parte azulada da passadeira do corredor. Sentiu as pernas se desequilibrarem quando se chocou em alguém. Instintivamente, ergueu os olhos e o encontrou: Thomas. Não se lembrava do quanto o primo era alto. Deixou que os olhos contemplassem o porte atlético, os ombros largos, os cabelos desalinhados... Fechou os olhos, aspirando o aroma de cedro e limão. Ele a encarou com uma expressão indecifrável. Surpresa? Curiosidade? Exasperação? Em menos de um segundo, ela percebeu o misto de emoções que atravessara a face angulada, as covinhas... Como é bonito! Sorriu involuntariamente quando ele se inclinou para fazer uma breve reverência. Antes que ele pudesse dizer alguma coisa, Sarah beijou-lhe a face e saiu correndo. Iria se casar com ele! Seria a esposa do parlamentar mais bonito de todo o Reino Unido!"


Algo que gosto da Sarah é o fato dela ser uma mulher cheia de opiniões, decisões e de tendências políticas, o que durante a história, percebemos o quanto todos ficam surpresos com seu posicionamento e até a solicitam ajuda. Isso me fez refletir sobre o papel feminino naquela época e no quanto que as mulheres tiveram que lutar para garantir os direitos que nós mulheres usufruímos (imagina como que mulheres como a Sarah eram vistas, como que a sociedade daquela época repugnava atitudes como a dela e em como muitas acabaram morrendo para que a sociedade percebesse o papel feminino).


"Conservar uma postura socialmente aceita era enfadonho, um conjunto de regras ridículas que faziam as pessoas esconderem a própria identidade."


Agora falando um pouco do protagonista, Thomas apesar de todas as mordomias que tinha desde seu nascimento, é um homem de atitude, pois, desde jovem sempre acreditou (e acertou) que as maneiras e valores da aristocracia estavam ultrapassados. Ao retratar o personagem como um homem de atitude, me refiro ao fato dele mesmo percebendo que seus pais defendem o oposto do que acredita, admitindo que seus ideais ferem o deles, ele deseja mudar a realidade das pessoas, e secretamente, sonha em se candidatar à Câmara dos Comuns e por esses motivos, tenho que admitir que ele é um homem de atitude e coragem. Em relação ao seu casamento, apesar de também não ter escolhido sua futura esposa, pretende que a mesma seja dócil e quieta, atitudes bem diferentes de Sarah. Nosso protagonista, ao contrário de Sarah não a ama e nem pensa em dar uma chance para ama-lá.


"Tinha consciência das armadilhas do amor; embevecia-o com uma euforia hipnotizante para logo passar-lhe a rasteira e devastar-lhe a vida. Sentimentos eram como uma epidemia; uma vez que se permitisse, tomariam conta e o arrastariam para o abismo"


Portanto, por não acreditar que poderá amar, nosso protagonista estava no dilema de: ou se entregar a esse casamento arranjado (numa vida de aparências e de possíveis herdeiros) ou terminar todo esse acordo de uma vez (e ficar sozinho), decidindo enfim, pela primeira opção. Entretanto, com o tempo, ele passa a se impressionar com Sarah que tenta de todos os artifícios (Todos mesmo! Até foi fazer aulas de sedução com a Marie) para o deixar "atordoado de amor ou pelo menos de desejo". Durante a leitura, percebi que ele estava começando a gostar da Sarah, mas não se entregava para ela pois, como nem tudo são flores.....ele escondia um segredo que poderia abalar sua vida e a da mesma. 

Gostei bastante da escrita da autora e de toda a elaboração do enredo que foi tão sensacional ao ponto de eu praticamente "devorar" a história em poucos dias. Não posso deixar de elogiar a capa desse livro, na verdade as capas dessa série estão maravilhosas❤😻. Falando com relação aos personagens, tive uns que amei e outros que não gostei tanto, um desses casos é o Thomas, até falei com a autora sobre ele, pois o seguinte, não sei se quem leu compartilha do mesmo sentimento mas, apesar do amadurecimento do personagem, me deu a sensação de que ele sempre estava insatisfeito com tudo, sem falar que ele não valorizava tudo o que tinha e só pensou em seus atos quando estava prestes a perder então....esse personagem não me cativou (desculpe quem ama ele). O que aconteceu de forma inversa pelo David (irmão mais novo do Thomas) esse sim eu gostei e teve uma participação brilhante nesse livro (já estou ansiosa para ler o livro dele com a Marie). Falando na Sarah, acho que deu para perceber que amei essa personagem😻 o lado corajoso dela e sua ousadia frente as questões de sua época me cativaram. 

"Anular-se diante de seu marido não é sinal de lealdade, é abrir mão de si mesma para se subjugar ao outro."


Pra quem gostou desse livro, venho os convidar para ler a série da autora que tem previsão para ser toda lançada até a Bienal do ano que vem. Abaixo deixarei conforme informações da autora, o nome dos próximos livros 😍❤

1 A Marquesa (Sarah e Thomas)
2 A Cortesã (Marie e David)
3 A Viúva ( Viollet e John)
4 A Estrangeira ( Izadora e Edward)
5 A Bastarda (Ann)
6 A Amante (Lucy e Augustus)

Bom espero que tenham gostado e comentem nos comentários suas opiniões sobre esse livro❤

Até a próxima 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário