segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Como fazer metas de leitura

Oie gente♥️ no post de hoje irei escrever um pouco sobre uma das dúvidas que tive no início do meu processo de organização das minhas leituras. E aproveitando que estamos terminando o ano e começando um novo ano, nada mais válido do que organizarmos nossas metas de leitura para o novo ano que irá se inicia. Organizar a leitura está para além de definir número de livros que se almeja ler durante o ano,  e sim organizar também metas de tipos de livros e leituras que pretende fazer. Esse procedimento além de estimular bastante a leitura, nos possibilita conhecer novos gêneros literários e nos tira daquela "zona de conforto". Então quer fazer suas metas literárias mas não sabe como proceder? Fique tranquila(o) que darei algumas dicas para vocês 😉


Falando um pouco sobre a tbr que você pretende montar para o próximo ano, algumas observações precisam ser levadas em conta na hora de escolher os livros ideais, como:

Escolha livros do seu interesse

Bom, uma coisa que eu tenho observado muito quando eu comecei a selecionar os livros que queria ler durante o ano foi que acabei escolhendo um livro "curtinho" para ler a fim de atingir a meta mais rápido. Entretanto gente, não recomendo isso por experiencia própria, porque a leitura deve ser algo prazeroso, e digamos que por mais que você queira ler 100 livros por ano por exemplo, o ideal é ler livros que te interessem, até porque quando um livro te interessa a leitura flui de forma super rápida. O que ocorre de forma diferente quando optamos por ler um livro que a temática não nos agrada, parece que o livro não acaba nunca e isso desestimula muito a leitura.

#+dicas: Evite ler um livro "modinha" que você não está a fim de ler mas que irá ler só porque todo mundo está lendo, porque pode ser desinteressante pra você e a leitura será massante.


Tempo de leitura

Com relação a isso eu recomendo escolherem aquele tempo que vocês conseguem focar na leitura, não precisa estipular uma hora certinha para ler, o ideal é você ir alternando esse horário de leitura se no caso, você estiver um bom tempo reservado a ela. No meu caso não tenho tempo durante o dia e costumo ler antes de dormir mas quando estou em casa, costumo ir alternando a leitura, lendo as vezes pela manhã, outras pela tarde. Também costumo alternar os gêneros dos livros, por exemplo, meu gênero preferido é romance de época, então eu costumo ler um livro desse gênero, depois leio um suspense por exemplo e assim vai, mas se você se mantem no mesmo gênero não tem problema, até porque você deve ler como eu disse acima, livros que te interessem.

#+dicas fiz um post sobre desafio dos 30 minutos, uma dica super legal para aproveitar melhor o tempo de leitura (Inclusive se não tem tempo para ler) venha conferir (link do post)


Meta de quantidade e lista de livros 

Muitas pessoas gostam de fazer lista de títulos literário que almejam ler, determinando também a  quantidade de livro que pretendem ler no ano. Acho isso uma ótima ideia e é legal para se organizar, ano passado eu não tinha determinado nada disso e me senti meio perdida, então assim que virou o ano resolvi determinar uma meta de quantidade de livros que pretendo ler, e super funciona. Ainda sobre o assunto gostaria de falar também uma coisa: não se forcem a ler mais do que vocês conseguem sabe, porque a leitura deve ser algo prazeroso, você pode até determinar quantidade de livro, mas tente não se "matar" para cumprir a meta, o importante é ler tranquilamente e se divertir. 

#+dicas: Tente  dar um intervalo de um dia entre um livro e outro para pensar um pouco na história que acabou de ler e se preparar para a próxima.


Qualidade da leitura

Bom algumas pessoas recomendam que se leia um livro por vez para focar numa história e prestar mais atenção nos detalhes mas assim, no meu caso eu gosto de ler vários livros ao mesmo tempo, vários mesmo tipo uns cinco ou seis kkk eu sou do tipo que tem dia que estou a fim de ler o livro x por exemplo e no dia seguinte não quero ler o livro x e sim o livro y. Enfim, minha opinião: leia da forma que você se sentir mais à vontade, mesmo que pra isso você leia mais de dois livros, o importante é você gostar das leituras que está fazendo.

+dicas: Tem um post aqui no blog sobre aplicativos para organzar leituras nesse link. Confira que vale a pena.

Construindo Metas literárias 

Bom agora pensando na construção das metas, o legal de se construir objetivos de leitura é que tende a se descobrir novas experiências literárias com outros gêneros que ao final torna-se prazeroso. A seguir, deixarei para vocês algumas sugestões de metas que vocês podem utilizar para organizar as leituras de vocês.

  • Ler um livro com mais de 500 páginas
  • Ler um livro que virou filme
  • Ler um livro publicado esse ano
  • Ler um livro publicado por alguém com menos de 30 anos
  • Ler um livro engraçado
  • Ler um livro de mistério ou suspense
  • Ler um livro com o título de uma palavra
  • Ler um livro que um amigo lhe recomendou
  • Ler um livro baseado em uma história real
  • Ler um livro clássico
  • Ler um livro baseado inteiramente em sua capa
  • Ler um livro que você deveria ler na escola mas não leu
  • Ler um livro que você consegue terminar em um dia
  • Ler um livro que foi lançado no ano em que você nasceu
  • Ler um livro que te faça chorar
  • Ler um livro com magia
  • Ler um livro que você nunca terminou

Bom gente é isso, espero que tenham gostado e fiquei curiosa para saber como que vocês fazem suas metas de leitura, contem pra mim nos comentários.

Se gostou desse post compartilhe com seus amigos e familiares e não se esqueça de me seguir nas redes sociais.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário