quinta-feira, 20 de junho de 2024

Perguntas e respostas: Como surgiu a expressão "Era uma vez" nos contos de fadas?



Você gosta de contos de fadas? Estava eu aqui em meus devaneios e me veio em mente uma pergunta: afinal, como surgiu a expressão "era uma vez"? E como aqui no blog temos esse espaço de perguntas e respostas, pesquisei e resolvi trazer para vocês esse questionamento e nesse post teremos a resposta.





O termo "era uma vez" muito utilizados nas histórias e narrativas orais, destinado para o público infantil, é como uma receita de bolo nas histórias, principalmente aquelas com finais felizes e digo para vocês, quando eu vejo o termo "era uma vez" já penso que será uma história com aqueles enredos que estamos acostumados como: uma protagonista, um sonho, um clímax que vai frustrar a protagonista, um desfecho feliz ou reflexivo e com aquele toque de imaginação. Esse termo quase mágico indica um tempo, um tempo indefinido, mas que a partir dele o tempo estará sendo apresentado, convidando o leitor/ouvinte a soltar a imaginação.

Só para contextualizar, acabei de assistir a um filme que não me recordo o nome agora kkk mas falou algo interessante sobre essa questão de magia e imaginação: "a magia mais poderosa está no e se..... e se fosse diferente.....e se acontecesse isso..... enfim, era uma vez é um e se.....e esse termo iniciando uma narrativa nos dá infinitas possibilidades de imaginar. São histórias que nos fazem sonhar, sonhar com castelos, príncipes, dragões ou uma boa aventura, temperos completos e presentes em narrativas infantis, nos contos de fadas.


Esse termo foi utilizado pela primeira vez em língua francesa pelo escritor e poeta Charles Perrault (1628–1703), no conto Les souhaits ridicules (“Os desejos ridículos”), de 1694. Em língua inglesa, a expressão correspondente Once upon a time e variantes teve origem no século XIV, com o poema "Sir Ferumbras", da canção de gesta – poema épico medieval francês. Então o termo "era uma vez" é sintaticamente um complemento de tempo, uma vez que é relacionado a uma localização em determinado momento temporal de uma situação que ocorreu ou que a partir dele algo acontecerá. Falar de era uma vez é falar de contos e um conto busca causar um sentimento único no leitor (alegria, indignação, melancolia, etc.) ou, simplesmente, contar uma história. Os fatos que acontecem nos contos podem ser vividos por pessoas, animais e, às vezes, até por objetos e ler histórias assim são cativantes e rememoram nossa infância não é verdade?

Bom por hoje é isso, faz tempo que não posto por aqui. Estive muito atarefada nesses meses, mas voltarei em breve com mais postagens para vocês. Aguardem....

Espero que tenham gostado desse post, mande para um amigo(a) que ama contos de fadas e que precisa saber dessa informação. 

Beijos e vejam os outros posts do blog
Até breve
Erika Fiuza






Nenhum comentário:

Postar um comentário