terça-feira, 23 de julho de 2024

Minha experiência no Centro Cultural Jerusalém


Trazendo pela primeira vez aqui no blog, esse post vai ser totalmente diferente de tudo o que eu já trouxe aqui para vocês. Hoje fui em um passeio cultural e queria compartilhar com vocês essa experiência e pensei: por que não? Então nesse post irei apresentar minhas impressões ao visitar o Centro Cultural Jerusalém aqui no Rio de Janeiro. Vou contar para vocês alguns detalhes desse espaço e espero que gostem.





O centro cultural Jerusalém foi inaugurado em maio de 2008, localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3970 - Del Castilho, Rio de Janeiro e apresenta por proposta uma imersão histórica da cidade de Jerusalém por meio de uma exposição permanente de uma maquete (réplica idêntica à feita em Israel) da cidade de Jerusalém no século I d.c. Toda a estrutura foi feita com pedras brancas importadas de Israel e quando cheguei lá fiquei admirada com a estrutura da maquete (gigantesca) e com a riqueza de detalhes.


Templo construído por Salomão conforme descrito por Moisés no pentateuco

Caminho até o templo


Nessa exposição somos acompanhados por um guia que explica a história da região nesse período, conta detalhes da cultura e tira-dúvidas a respeito de passagens relatadas na Bíblia ou na Torá referente aquele período. O ambiente simula dia e noite e conseguimos vislumbrar a cidade de dia e de noite com um enriquecimento de detalhes nas casas e construções com mini lamparinas e com o céu estrelado. 




Lamparinas utilizadas I d.c


Um detalhe interessante da arquitetura que foi relatado e darei esse pequeno spoiler para vocês é que as casas diziam muito sobre os povos que ocupavam aquele espaço, por exemplo, se o telhado for vermelho significa que é uma arquitetura romana, se o telhado tiver cúpula é relacionado a cultura árabe e se for liso, relacionado aos judeus. Ou seja, ao analisarmos a réplica daquele recorte histórico, percebemos que naquele espaço conviviam povos romanos, árabes e judeus no mesmo ambiente.

Cúpula 

Arquitetura romana

Telhados das casas dos judeus (telhado liso)



Além de toda a explicação da réplica de Jerusalém, temos também naquele espaço quadros, roupas daquele período e réplicas de utensílios como lamparina, e até mesmo a réplica da arca da aliança e do trono dos reis como Saul. Bom, como já citei em outros posts sou evangélica e experienciar essa oportunidade de conhecer um pouco mais, vendo coisas relatadas na Bíblia ali em réplica foi maravilhoso.



Eu me emocionei e aprendi muitas curiosidades interessantes. Tivemos também a oportunidade de sentir a fragrância de perfumes como Rosa de Saron, Mirra e outros e vi o grão de mostarda em mãos. 




Foi maravilhoso e recomendo a todos que puderem e morarem no RJ a visitarem esse espaço. Independente de religião, conhecer a cultura israelita é lindo demais.



Vou deixar o link aqui do site para vocês se informarem do valor do ingresso (a exposição é paga ok) e outras informações como local para comer após a exposição (necessitamos não é mesmo?) e muito mais.


Se gostou desse post recomende para um amigo ou amiga que precisa te levar para conhecer esse lugar e me mandem recomendações de passeios, pois amo passear e que quero muito conhecer o RJ e o Brasil. 

E eu visitei muitos locais legais que se vocês gostarem desse post irei trazer para vocês outras recomendações de locais inclusive 0800. Creio que irei visitar mais locais do RJ e irei para outros estados e fora do BR também, amém 🙏 


Até o próximo post

Erika Fiuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário