Para descobrir como o personagem é do jeito que é precisamos do Romance de Formação. Sabe o que é? Atualmente os gêneros literários apresentam muitas classificações que tem abrido cada vez mais opções para todos os públicos. Hoje vou explicar para vocês o que são os chamados Romances de Formação.
Você já percebeu que tem certas manias e situações que acontecem contigo que fazem parte de sua formação lá trás no maternal? Tem coisas que levamos com a gente a vida toda e tem traumas na infância que deixam marcas e crenças limitantes sejam físicas ou psicologicas. Muitos romances gostam de "destrinchar" esses assuntos de modo a propor a respeito de quem aquele personagem virou após passar por situações traumáticas ou por vivências mais pesadas.
Essa é a definição de Romance de Formação, uma obra que tem por intuito investigar o motivo daquele personagem ser quem ele é. Esse é um subgênero do Romance que foca muito em flashbacks de tempos da vida em formação do protagonista como questões de identidade psicologica/moral e cultural por exemplo. Esse subgênero mostra fases e mudanças tanto da sociedade quanto do indivíduo e é recorrente apresentar um longo intervalo de tempo dessas fases, ou seja, para entender o motivo de determinado personagem ser assim, o livro volta lá na infância/adolescencia dele para mostrar para nós leitores os motivos de determinada falha ou crença do personagem.
Os romances de Formação ao meu ver formam o carater do personagem. São livros que começam apresentando um personagem fragil ou incapaz, ou ainda personagens cheios de autoconfiança e que busca entender os traumas deles. Ao final da leitura em grande parte, espera-se um amadurescimento desse protagonista, mesmo na marra sabe kkkkk.
Destaco também a diferença entre romance de Formação e de protagonismo do personagem principal. O protagonismo é quando o personagem passa por dores e/ou alegrias, magoas e/ou tristezas, tudo junto e misturado. Ou seja, o protagonismo foca no dia a dia do personagem principal e em suas escolhas e consequências enquanto que o romance de Formação pensa no protagonista desde suas raízes, mostrando seu passado e o motivo de suas escolhas futuras baseados nesse passado ou também pode mostrar um presente e depois um futuro, enfim, a ideia é pensar numa formação desse protagonista.
Em relação a questão temporal, o protagonismo passa em um curto intervalo de tempo, ou seja de poucos anos de distância ou meses para se contar uma história enquanto que o de Formação o intervalo é maior, podendo na história mostrar a infância e depois a fase adulta de um protagonista por exemplo.
Exemplos de romance de Formação é os Bridgertons, em especial o livro 2 "O Visconde que me Amava" que é excelente. Basicamente essa série fala de um casal cão e gato, por um lado temos o Visconde, um homem de responsabilidade que decide casar com a irmã de Kate, a protagonista que detesta o Visconde e que ficou responsável por escolher um pretendente para a irmã e que irá analisar todos minuciosamente. O romance de Formação nessa história se encontra logo no começo, mostrando parte da juventude de Anthony (o visconde) e depois salta para o seu futuro destacando o quanto as dores da juventude moldaram sua fase adulta. Se já leu esse livro deixe nos comentários suas impressões.
Se gostou desse tipo de conteúdo deixe nos comentários suas impressões que vou amar.
Beijos Erika Fiuza
Nenhum comentário:
Postar um comentário